Percepções de agentes comunitários de saúde sobre a educação em saúde a partir de práticas de cura populares
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.9712Palavras-chave:
Educação em saúde, agentes comunitários de saúde, narrativas, práticas de curaResumo
O artigo trata dos resultados de uma pesquisa qualitativa na área da educação em saúde, realizada com um grupo de oito agentes comunitários de saúde (ACS), atuantes na atenção básica, bem como, treze famílias atendidas por eles em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. A investigação objetivou ouvir narrativas e captar imagens de práticas laborais e de cura que se articulam, enquanto processos educativos. Foram realizados cinco encontros mensais com o grupo de ACS, com roteiros semiestruturados, permitindo que assumissem o papel de narradores e ocorreram visitas a famílias, nas quais foram estimuladas novas narrativas e registros fotográficos das “práticas de cura” valorizadas por elas. Por fim, realizou-se uma exposição com cinquenta fotografias e nova reflexão com o grupo de agentes envolvidos. As reflexões ocasionaram ressignificações sobre as práticas de cuidado que manejam, sobre os seus modos de compreensão acerca das práticas de cura desempenhadas pelas famílias que atendem e, principalmente, sobre os processos de educação em saúde que promovem e nos quais se inserem.
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