Staphylococcus spp. em camarão minimamente processado refrigerado embalado a vácuo

Autores/as

  • Bárbara Camila Firmino Freire UFERSA
  • Karoline Mikaelle de Paiva Soares Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Amanda Sabino de Souza Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Antonio Cleyton Arruda de Azevedo UFERSA
  • Vilson Alves de Góis UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.18378/rvads.v10i2.3313

Palabras clave:

alimento, micro-organismos, bioconservantes, qualidade microbiológica

Resumen

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito dos tratamentos com lactato de sódio, ácido cítrico e ácido lático na contagem de Staphylococcus spp. em camarão minimamente processado estocado em refrigeração. Após a coleta das amostras, realizou-se o processamento mínimo utilizando dois tratamentos distintos: o controle e a imersão em solução bioconservante. Em seguida, as mesmas foram embaladas a vácuo e estocadas em refrigeração. Foi realizada a contagem de Staphylococcus spp. a partir do dia zero e repetida em intervalos regulares de 48 horas durante quatro dias. A aplicação dos aditivos resultou em reduções significativas nas contagens de Staphylococcus spp. durante o armazenamento refrigerado, podendo representar uma alternativa viável para aumentar a qualidade e a segurança microbiológica do camarão minimamente processado.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bárbara Camila Firmino Freire, UFERSA

Aluna de graduação em Biotecnologia, Laboratório de Biotecnologia Industrial, Departamento de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Karoline Mikaelle de Paiva Soares, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professora de Biotecnologia de Alimentos, Laboratório de Biotecnologia Industrial, Departamento de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Amanda Sabino de Souza, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Aluna de graduação em Biotecnologia, Laboratório de Biotecnologia Industrial, Departamento de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Antonio Cleyton Arruda de Azevedo, UFERSA

Aluno de graduação em Biotecnologia, Laboratório de Biotecnologia Industrial, Departamento de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Vilson Alves de Góis, UFERSA

Professor de Tecnologia Agroindustrial, Laboratório de Tecnologia de Alimentos, Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Publicado

2015-06-19

Cómo citar

FREIRE, B. C. F.; SOARES, K. M. de P.; SOUZA, A. S. de; AZEVEDO, A. C. A. de; GÓIS, V. A. de. Staphylococcus spp. em camarão minimamente processado refrigerado embalado a vácuo. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 84–87, 2015. DOI: 10.18378/rvads.v10i2.3313. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3313. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a