Recuperação de colônias zanganeiras através da estimulação da puxada natural de rainhas
Resumo
O objetivo desse trabalho foi recuperar colmeias zanganeiras estimulando a puxada natural de rainhas. 20 colônias que apresentaram postura de operaria durante o ano de 2016 foram testadas. A metodologia foi realizada através da inserção de crias novas na colmeia, se utilizando de seu feromônio para controlar a postura de operaria e estimular a produção de uma nova rainha. Foi observado postura de rainha nos primeiros 35 dias em 80% das colônias avaliadas. Após 35 dias, houve 100% de eficácia desse manejo para as condições ambientais onde o trabalho foi executado.
Referências
ALMEIDA, G. F. Fatores que interferem no comportamento enxameatório de abelhas africanizadas. 2008. 128f. Tese (Doutorado em Ciências)– Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. 2008.
CASTAGNINO, G. L.; ARBOITTE, M. Z.; LENGLER, S.; GARCIA, G. G.; MENEZES, L. F. G. Desenvolvimento de núcleos de Apis mellifera alimentados com suplemento aminoácido vitamínico, Promotor L. Ciência Rural, Santa Maria, v.36, n.2, p.685-688, 2006.
RAMOS, J. M.; CARVALHO, N. C. Estudo morfológico e biológico das fases de desenvolvimento de Apis mellifera. Revista científica eletrônica de engenharia florestal, Garça, ano.6, n.10, 2007.
SILVA, E. C. A. Avaliação da eficiência de técnicas de remessa postal e das condições da colmeia na aceitação e fecundação natural de rainhas de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.). 2000. 98f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) – Instituto de Biociências UNESP, Rio Claro. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.