CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE RESIDUOS FRESCOS (CASCA E SEMENTES) DE ABÓBORA cucurbita máxima
Resumo
A abóbora (cucúrbita máxima), mais conhecida como moranga é cultivada em diversas partes do mundo. Muito utilizada na culinária, a abóbora gera resíduos (cascas e sementes) que podem ser aproveitados na formulação de produtos alimentícios, tais como pães, biscoito, entre outros. O presente estudo foi realizado utilizando cascas e sementes (de abóboras maduras) trituradas em liquidificador doméstico. A partir do resíduo obtido, foram realizadas análises de teor de água, atividade de água, ácido ascórbico, acidez, pH e cor, todas em triplicata Dentre os parâmetros físico-químicos analisados foi verificado que os resíduos de abóbora, casca e semente, possuem características favoráveis para aplicação em produtos alimentícios.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.