OBSERVAÇÕES NO AMBIENTE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
Ensino, Sala de aula, Professor, AlunoResumo
Objetivo-se com esse trabalho apresentar as experiências da observação em sala de aula, para ajudar no processo de aprendizagem da docência em buscar novos métodos para desenvolver no ambiente escolar. O presente trabalho trata das atividades referentes ao componente curriculares Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias, pela Universidade Estadual da Paraíba, foi realizada observação no Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária na Escola Estadual Agrotécnica do Cajueiro, Situada na Zona Rural no Sitio Cajueiro – Catolé do Rocha – PB. Na disciplina Irrigação e Drenagem no período de Fevereiro a de Julho de 2015. Foram observados os seguintes itens: Sala de aula, Relação professor x aluno, Relação aluno x aluno. Constatou-se que é necessário um ambiente escolar amplo e aconchegante para que os alunos e professores tenham mais conforto na hora do ensino aprendizagem.
Referências
AULER, I. C. P; SANTOS, G. F. dos; CERICATTO, S. K. O papel do professor e os desafios no contexto da cibercultura Revista Científica Internacional. n. 4, v.11 n.9 out/dez. p.149-194. 2017.
BLUM, R., LIBBEY, H. Wingspread Declaration on School. Journal of School Health, vol. 74, nº7, p. 233–235, 2004.
BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo Capivari, v.1, n.4, ago./dez. pg. 30/ 38. 2010.
FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. 2010. Disponível em: <http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp>. Acesso em: 22/10/2017.
FONSECA, V. C; FONSECA, V. M; JAPPE G. M. E. Estágio de observação: um momento de pesquisa e reflexão sobre o ambiente e a dinâmica escolar Revista di@logus.– V. 4, n. 2 p.78/91.2015.
LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F. TOSCHI, M. S, Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Editora Cortez, 5.ed. São Paulo : Cortez, 2007, p. 309.
LINHARES, P. C. A.; IRINEU, T. H.S. da; SILVA, J. N. da; FIGUEREDO, J. P. de;SOUSA,T. P. de. A importância da escola, aluno, estágio supervisionado e todo o processo educacional na formação inicial do professor. NUPEAT–IESA–UFG, v.4, n.2, p. 115-127, 2014.
MAFUANI, F. Estágio e sua importância para formação do universitário. Instituto de Ensino Superior de Bauru. 2011. Disponível em: <http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia>. Acesso em 20/10/2017.
SANTOS, J. A. S.da; SANTOS, B. L. dos; LIMA, W. S. de. O estágio supervisionado como uma prática de aprendizado no processo de formação, e o uso de recursos pedagógicos alternativos para o ensino de ciências.In:I CONGRESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM ARAPIRACA, VII SEMINÁRIO DE ESTÁGIO. Anais... Universidade de Alagoas/SE. 2015. p.1-9.
SOUZA, M. V. L. de; LOPES, E. S; SILVA, L. L. da. Aprendizagem significativa na relação professor-aluno. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 13, n. 2, p. 407-420, jul./dez. 2013.
VEIGA, F. H. (COORD), ALMEIDA, T.; CARVALHO, C.; JANEIRO, I.; NOGUEIRA, J., MELO, M.; FESTAS, M., BAÍA, S.; CALDEIRA, S. (2009). Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projeto de investigação. Actas... X CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. Braga: Universidade do Minho. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.