OBSERVAÇÕES NO AMBIENTE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores/as

  • ALBANISA PEREIRA DE LIMA SANTOS Universidade Federal de Campina Grande
  • EMANUELA CANDIDA MELO Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • GISELE LOPES SANTOS Universidade Federal de Campina Grande
  • ADRIANA SILVA SANTOS Universidade Federal de Campina Grande
  • JULIANA FORMIGA ALMEDA Universidade Federal de Campina Grande
  • ANAILSON SOUSA ALVES Universidade Estadual do Maranhão

Palabras clave:

Ensino, Sala de aula, Professor, Aluno

Resumen

Objetivo-se com esse trabalho apresentar as experiências da observação em sala de aula, para ajudar no processo de aprendizagem da docência em buscar novos métodos para desenvolver no ambiente escolar. O presente trabalho trata das atividades referentes ao componente curriculares Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias, pela Universidade Estadual da Paraíba, foi realizada observação no Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agropecuária na Escola Estadual Agrotécnica do Cajueiro, Situada na Zona Rural no Sitio Cajueiro – Catolé do Rocha – PB. Na disciplina Irrigação e Drenagem no período de Fevereiro a de Julho de 2015. Foram observados os seguintes itens: Sala de aula, Relação professor x aluno, Relação aluno x aluno. Constatou-se que é necessário um ambiente escolar amplo e aconchegante para que os alunos e professores tenham mais conforto na hora do ensino aprendizagem. 

Citas

AULER, I. C. P; SANTOS, G. F. dos; CERICATTO, S. K. O papel do professor e os desafios no contexto da cibercultura Revista Científica Internacional. n. 4, v.11 n.9 out/dez. p.149-194. 2017.

BLUM, R., LIBBEY, H. Wingspread Declaration on School. Journal of School Health, vol. 74, nº7, p. 233–235, 2004.

BULGRAEN, V. C. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo Capivari, v.1, n.4, ago./dez. pg. 30/ 38. 2010.

FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. 2010. Disponível em: <http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp>. Acesso em: 22/10/2017.

FONSECA, V. C; FONSECA, V. M; JAPPE G. M. E. Estágio de observação: um momento de pesquisa e reflexão sobre o ambiente e a dinâmica escolar Revista di@logus.– V. 4, n. 2 p.78/91.2015.

LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F. TOSCHI, M. S, Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Editora Cortez, 5.ed. São Paulo : Cortez, 2007, p. 309.

LINHARES, P. C. A.; IRINEU, T. H.S. da; SILVA, J. N. da; FIGUEREDO, J. P. de;SOUSA,T. P. de. A importância da escola, aluno, estágio supervisionado e todo o processo educacional na formação inicial do professor. NUPEAT–IESA–UFG, v.4, n.2, p. 115-127, 2014.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para formação do universitário. Instituto de Ensino Superior de Bauru. 2011. Disponível em: <http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia>. Acesso em 20/10/2017.

SANTOS, J. A. S.da; SANTOS, B. L. dos; LIMA, W. S. de. O estágio supervisionado como uma prática de aprendizado no processo de formação, e o uso de recursos pedagógicos alternativos para o ensino de ciências.In:I CONGRESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM ARAPIRACA, VII SEMINÁRIO DE ESTÁGIO. Anais... Universidade de Alagoas/SE. 2015. p.1-9.

SOUZA, M. V. L. de; LOPES, E. S; SILVA, L. L. da. Aprendizagem significativa na relação professor-aluno. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 13, n. 2, p. 407-420, jul./dez. 2013.

VEIGA, F. H. (COORD), ALMEIDA, T.; CARVALHO, C.; JANEIRO, I.; NOGUEIRA, J., MELO, M.; FESTAS, M., BAÍA, S.; CALDEIRA, S. (2009). Envolvimento dos alunos em escolas portuguesas: Elementos de um projeto de investigação. Actas... X CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. Braga: Universidade do Minho. 2009.

Publicado

2018-08-22

Cómo citar

SANTOS, A. P. D. L., MELO, E. C., SANTOS, G. L., SANTOS, A. S., ALMEDA, J. F., & ALVES, A. S. (2018). OBSERVAÇÕES NO AMBIENTE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(5), 11–15. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5661

Número

Sección

VIII Semana de Licenciatura em Ciências Agrárias

Artículos más leídos del mismo autor/a