Intenção de compra e ordem de preferência de nuggets formulados com filé de frango e abacaxi parcialmente desidratado e desidratado
Abstract
A adição de fibras em alimentos usualmente consumidos, como os produtos cárneos, pode trazer benefícios à saúde do consumidor. Além de ser uma fruta rica em fibras, minerais e vitaminas, o abacaxi ajuda na digestão de proteínas devido à presença da enzima bromelina. O objetivo desse trabalho foi avaliar a intenção de compra e ordem de preferência de nuggets de frango com adição de abacaxi parcialmente desidratado (10h/60⁰C) e desidratado (24h/60⁰C). O trabalho foi realizado no Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal da UFCG/UATA/Pombal-PB. Foram desenvolvidas quatro formulações, cujas porcentagens estão relacionadas com o teor total de frango e substituição deste por abacaxi: a padrão com 100% de frango (P) e três amostras teste com 75% de frango e 25 % de abacaxi parcialmente desidratado (F1), 50% de frango e 50% de abacaxi parcialmente desidratado (F2) e com 75% de frango e 25% de abacaxi desidratado (F3). Em todas as formulações foram adicionados ingredientes e aditivos comumente utilizados na fabricação de nuggets. As amostras foram submetidas à análise sensorial através da avaliação da intenção de compra, utilizando-se a escala hedônica estruturada de cinco pontos, onde a nota 1 corresponde a “certamente compraria”, 2 a “possivelmente compraria”, 3 a “talvez comprasse, talvez não comprasse”, 4 a “possivelmente não compraria” e 5 a “certamente não compraria”, aplicada a 30 provadores não treinados, com idade entre 18 e 35 anos. Os entrevistados também foram questionados a respeito da ordem de preferência das formulações. Avaliando os escores de maior porcentagem de escolha dos provadores, para a amostra P, 60% dos provadores atribuíram nota 1; para F1, 36,7% responderam que possivelmente compraria (2); já para a formulação F2, houve um empate entre os escores 1, 2 e 4, com 23,3% dos provadores cada; a amostra F3 foi a menos aceita, pois 56,7% dos entrevistados a conferiram nota 5. De acordo com os resultados da ordem de preferência das formulações, a amostra P obteve primeiro lugar, seguida das amostras F1, F2 e F3, com segundo, terceiro e quarto lugares respectivamente. De acordo com as características avaliadas, pode-se concluir que o nuggets de frango com abacaxi parcialmente desidratado, obteve bom resultado para intenção de compra dos provadores, sendo uma alternativa viável para sua comercialização.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.