Intenção de compra de nuggets de filé de peixe Tucunaré
Abstract
Nuggets são definidos como produtos cárneos industrializados com diversos ingredientes, moldados ou não, e revestidos de coberturas apropriadas que lhes conferem suas características. O peixe apresenta uma composição bastante nutritiva, com proteínas de elevada qualidade biológica, vitaminas, minerais e com a presença de importantes gorduras insaturadas. O Tucunaré, Cichla spp., é um peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, fazendo parte de um dos maiores grupos de peixes de água doce do mundo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a intenção de compra referente aos nuggets produzidos a partir de filé de peixe do tipo Tucunaré. A formulação dos nuggets foi desenvolvida com filé de peixe Tucunaré moído (86,25%), maionese (3,45%), amido de milho (3,45%), condimento desidratado de alho, cebola e salsa (0,31%), sal (0,3%), pimenta-do-reino branca em pó (0,03%) e clara e gema batida (6,21%). A amostra foi submetida à análise sensorial, utilizando-se escala hedônica estruturada de cinco pontos para a verificação da intenção de compra dos entrevistados, onde a nota (5) correspondia ao termo hedônico “certamente não compraria”, (4) “possivelmente não compraria, (3) “talvez comprasse, talvez não comprasse”, (2) “possivelmente compraria” e (1) “certamente compraria”, aplicada a 30 provadores não treinados, com idade entre 18 e 35 anos. Em relação à intenção de compra, a nota 1, correspondente a “Certamente Compraria”, foi a mais atribuída pelos provadores, sendo atribuída por 66,7% dos provadores; a nota 2 foi atribuída por 23,3%; e a nota 3 por 10% dos entrevistados. As notas 4 e 5, mais expressivas de rejeição, não chegaram a ser atribuídas. De acordo com as características avaliadas para intenção de compra, pode-se concluir que o nugget de filé de peixe Tucunaré, encontra-se dentro dos padrões de aceitação para sua comercialização.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.