Brotação e sobrevivência de estacas de Moringa oleifera sob variações de luz e extrato aquoso
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7056Keywords:
Demanda hídrica, Hormônios vegetais, MoringaceaeAbstract
A Moringa oleifera é uma das plantas mais importantes do mundo, possui múltiplas utilidades e tolerância aos estresses abióticos, embora possa expressar baixa qualidade de mudas em ambiente protegido sob estresse luminoso e térmico. Objetivou avaliar a fotomorfogênese e consumo hídrico de estacas de M. oleifera sob variações do espectro de luz e extrato aquoso de tiririca, bem como identificar as variáveis mais importantes para explicação dos efeitos. Foi utilizado delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x4, com três repetições. Foram estudadas quatro condições de luminosidade (luz branca, azul, vermelha e vermelho extremo) e quatro concentrações de EAT (0, 25, 50 e 100%). Semanalmente foram realizadas observações para determinação do número de brotação. Transcorridos 60 dias após o plantio, foi realizada avaliação do número de raízes e brotações sobreviventes. Ambientes protegidos irradiados com luz azul e aplicação de fitormônios possibilitaram a brotação e sobrevivência das estacas, mesmo sem a formação de raízes 60 dias após o plantio. Todas as variáveis foram consideradas importantes para explicação dos efeitos.Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.