Avaliação da Aplicação das Boas Práticas de Fabricação no Beneficiamento em Entreposto do Mel no Estado do Ceará, Brasil

Autores/as

  • Claudiene Batista do Nascimento Tecnóloga em Alimentos. Faculdade de Tecnologia Centec – FATEC Cariri
  • Josiane Valentim de Lima Tecnóloga em Alimentos. Faculdade de Tecnologia Centec – FATEC Cariri
  • Elidayne Roberto de Siqueira Tecnóloga em Alimentos. Faculdade de Tecnologia Centec – FATEC Cariri
  • Janeanne Nascimento Silva Lopes Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN
  • Társio Thiago Lopes Alves

Resumen

As Boas Práticas de Fabricação de Mel (BPF’s), são diretrizes indispensáveis para obtenção de um produto inócuo, saudável e puro para o consumo humano e envolve todas as etapas do processo, desde o manejo no campo até o consumidor final. A atividade apícola deve visar o alcance da excelência da qualidade em seus produtos, pois a competitividade do mel brasileiro está baseada nesta qualidade, portanto, o objetivo da pesquisa foi avaliar a aplicação das Boas Práticas de Fabricação em entreposto do mel. A pesquisa foi realizada em Entreposto do Mel localizado no Estado do Ceará. Para a verificação das condições locais de processamento de mel foi utilizada uma lista de verificação, contendo 24 itens baseada na legislação vigente. Os resultados foram agrupados em categoria: pessoal, estrutura física do local, higienização e produto final. Após a aplicação da lista de verificação, foi realizada a comparação entre os percentuais de conformidade e não conformidade para cada categoria. No aspecto pessoal foram observadas algumas irregularidades como o uso de adornos, fazendo com que, nesse aspecto se obtenha 9% de não conformidade. O item que apresentou maior índice de não conformidade foi à estrutura física (25%) já em relação ao produto final, o índice de conformidade geral foi de 100%. Conclui-se que embora alguns aspectos não se encontrem em conformidade, o entreposto analisado apresenta a maioria dos itens avaliados em conformidade, sendo necessários alguns ajustes, uma vez que, a aplicação de programa de controle de qualidade como as BPF’s, se fazem necessárias para garantir a qualidade final do produto.

Citas

ANANIAS, K. R. Avaliação das condições de produção e qualidade de mel de abelhas (Apis mellifera L.) produzido na microrregião de Pires do Rio, no Estado de Goiás. 2010. 70p. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) – Universidade Federal de Goiás, 2010.

ARAÚJO, D. R.; SILVA, R. H. D.; SOUSA, J. S. Avaliação da qualidade fisico-química do mel comercializado na cidade de Crato-CE. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Campina Grande, v. 6, p. 51-55, 2006.

BASTOS, E. M. A. F.; MAGALHÃES, M. S. Indicação de pontos críticos de controle na cadeia apícola. Mensagem Doce, n. 99, São Paulo, 2008.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria nº 368, de 04 de setembro de 1997. Aprova o Regulamento Técnico sobre as condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Elaboradores/Industrializadores de Alimentos. Brasília, DF: MAPA/MS, 1997.

FILHO, J. F. P. Mel do Brasil: As exportações brasileiras de mel no período de 2000/2006 e a contribuição do SEBRAE. 2007. 70p. Dissertação (Especialização em Comércio Exterior) – Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2007.

NOAL, R. M. C. Ações de melhoria contínua para incrementar a qualidade e produtividade da cadeia do leite. 2006. 97p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.

PASIN, L. E. V.; TERESO, M. J. A. Análise da infra-estrutura existente em unidades de produção agrícola para processamento de mel na região do Vale do Paraíba – SP. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v. 32, p. 510-516, 2008.

PIRES, R. M. C. Qualidade do mel de abelhas Apis mellifera Linnaeus, 1758 produzido no Piauí. 2011. 94p. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - UFPI, 2011.

SANTOS, M. O. B.; RANGEL, V. P.; AZEREDO, D. P. Adequação de restaurantes comerciais às boas práticas. Higiene Alimentar, v. 24, p. 44-49, 2010.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas. Manual de Boas Práticas Apícolas – Campo. PAS mel. Brasília, DF. 2009a. 50p.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas. Manual de Segurança e Qualidade para Apicultura. PAS mel. Brasília, DF. 2009b. 86p.

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. PAS Indústria: Manual de Segurança e Qualidade para Apicultura. Brasília, DF. 69p. (CONVÊNIO SENAI;SEBRAE/SENAC;SESC/SESI ).

SILVA, G. N.; VALE, P. A. C. B.; ZANDONADI, F. B.; LEITZKE, R. C Z.; BANDERÔ, J. OLIVEIRA, F. C. E. Avaliação do sistema de produção e da qualidade microbiológica dos méis coletados no município de Sinop, Mato Grosso, Brasil. Demetra; v. 10, p. 259-278, 2015

SILVA, M. B. L. Diagnóstico do sistema de produção e qualidade do mel de Apis mellifera. 2007. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) – Universidade Federal de Viçosa, 2007.

SOUZA, D. C. Apicultura: Manual do agente de desenvolvimento rural. Brasília: SEBRAE, 2007. 2 ed. 186p.

SOUZA, D. C. Adequando a apicultura brasileira para o mercado internacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA, 16, 2006, Aracajú. Anais... Aracaju, 2006.

Publicado

2017-06-09

Cómo citar

Nascimento, C. B. do, Lima, J. V. de, Siqueira, E. R. de, Lopes, J. N. S., & Alves, T. T. L. (2017). Avaliação da Aplicação das Boas Práticas de Fabricação no Beneficiamento em Entreposto do Mel no Estado do Ceará, Brasil. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(1), 05–08. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5297

Número

Sección

II Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri

Artículos más leídos del mismo autor/a