EFEITO DE ÓLEOS ESSENCIAIS NA PREFERÊNCIA DO PULGÃO-DA-COUVE Brevicoryne brassicae L. (HEMIPTERA: APHIDIDAE)
Palabras clave:
INSETICIDAS BOTÂNICOS, Brassica oleracea, COMPORTAMENTO, PRODUTOS NATURAIS, REPELÊNCIA.Resumen
Os óleos essenciais são produtos gerados pelo metabolismo secundário das plantas. Essas misturas complexas de substancias químicas naturais podem ter efeito repelente e/ou de mortalidade em afídeos-praga, sendo uma alternativa ao uso de agrotóxicos sintéticos. Objetivou-se com esse estudo avaliar o efeito dos óleos essenciais de citronela (Cymbopogon winterianus), pimenta-rosa (Schinus terebinthifolius) e eucalipto-cidró (Eucalyptus citriodora) na preferência de fêmeas ápteras de Brevicoryne brassicae L. em laboratório. Testes com chance de escolha foram realizados utilizando discos foliares de couve-verde Brassica oleracea var. acephala de 3 cm Ø, imersos em soluções aquosa contendo um dos óleos essenciais (0,5%) ou água destilada (controle). Em todos os tratamentos foi adicionado Tween® 80 a 1%. Os bioensaios foram conduzidos em sala climatizada (25 ± 2 °C, 60 ± 10% UR, fotofase 14h). Os tratamentos foram contrastados dois a dois (disco foliar com um dos óleos vs. controle) dispostos equidistantes em placa de Petri com 6 mL de ágar-água. Foram feitas 10 repetições por contraste, sendo liberados 10 insetos adultos (1,5 – 2 mm) no centro de cada placa. Após uma, 3, 6, e 24 horas as respostas dos afídeos foram comparadas pelo teste Qui-quadrado de aderência ( = 0.05). Um menor número de pulgões foi observado nos discos contendo os óleos, 24 horas após a aplicação, em relação ao tratamento controle (p < 0.05). Os resultados evidenciaram que C. winterianus, S. terebinthifolius e E. citriodora apresentam efeito repelente na orientação dos pulgões quando aplicados em discos foliares de couve-verde, indicando um potencial uso desta ferramenta no manejo deste herbívoro à campo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.