ÓLEO ESSENCIAL DE Ageratum conyzoides L. (ASTERACEAE) COMO AGENTE BIOCIDA E REPELENTE EM Zabrotes subfasciatus
Palabras clave:
INSETICIDA, CONTROLE, PRAGAS, TERPENOS, AROMÁTICA.Resumen
Sob o atual modelo agrícola, os agrotóxicos são quase indispensáveis para fornecer alimentos suficientes para a população global. Entretanto, existem alternativas como o uso de óleos essências de plantas que ajudam a diminuir as preocupações suscitadas por esse controle químico como o ressurgimento de novas pragas, impacto em espécies não-alvo e aumento nos casos de resistência das pragas em grãos armazenados. Desta forma, o objetivo da pesquisa foi analisar em laboratório, a atividade biocida e repelente do óleo essencial do mentrasto, Ageratum conyzoide L. (Asteraceae), sobre o adulto de Zabrotes subfasciatus (Boheman, 1833) (Coleoptera: Chrysomelidae: Bruchinae). Foi estimada as concentrações letais e subletais pela análise de Probit para o efeito de contato e repelência. No teste de contato a concentração letal para matar 95% (CL95) e 50% (CL50) da população do Z. subfasciatus foi de 6,697 μL/ 40g de grãos e 3,414 μL/ 40g de grãos, respectivamente. No teste de repelência, as concentrações utilizadas foram baseadas nos resultados do teste de contato, tendo as concentrações: 0,24; 0,76; 1,67 e 2,41; 2,59 e 3,41 μL um efeito de neutro. Assim, óleos essenciais da planta de mentrasto apresentam elevada atividade biocida, o que permite redesenhar os atuais sistemas de produção mundiais.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.