Mudanças na estratégia na busca ativa de pacientes hipertensos: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10362Palavras-chave:
Hipertensão; Educação em Saúde; Atenção Primária.Resumo
Objetivo: Relatar a experiência vivida no território da Atenção Primária à Saúde quanto a efetivação de novas estratégias de busca ativa de pacientes hipertensos, garantido um espaço de acolhimento, acesso a saúde e tratamento dignos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, descritivo e qualitativo, sobre ações de busca ativa a pacientes hipertensos que estão inseridos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de Pombal, Sertão da Paraíba, entre os meses de maio e outubro de 2023. A metodologia utilizada teve com base o arco de Maguerez e suas etapas. Resultados: Após a escolha de pacientes em conjunto com os agentes de saúde e enfermeiro da unidade, iniciou-se buscas por estratégias que visavam abranger todos os cenários possíveis na busca ativa dos pacientes, com o intuito de reduzir danos e melhora o cuidado em saúde. Após essas ações de busca ativa, viu-se que os indicadores da hipertensão arterial unidade de saúde aumentar, além da adesão da população como consequência da unidade de saúde estar presenta no território, quebrando as barreiras existentes e facilitando o acesso. Conclusão: A busca ativa dos pacientes contribui para a construção de conhecimento, através da junção teórico-prática de forma multidisciplinar, ampliando a atenção às necessidades de saúde dos usuários por meio da educação em saúde. A educação em saúde contribui para o desenvolvimento e aprimoramento da saúde da população em geral, cuja experiência compartilhada com os demais profissionais e usuários dentro da unidade de saúde, contribui para fortalecer o vínculo com a comunidade e pacientes.
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