Libertarismo: a filosofia da liberdade individual
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10517Palavras-chave:
Libertarismo; Liberalismo, Igualdade.Resumo
O libertarismo é uma filosofia política e social que coloca a liberdade individual como seu princípio fundamental. Esta corrente de pensamento argumenta que a autonomia pessoal deve ser o valor central em uma sociedade, e que o governo e outras instituições só devem intervir na vida das pessoas quando estritamente necessário. Este artigo explora os princípios do libertarismo, suas implicações políticas e sociais, bem como suas críticas e desafios.
Referências
BEDIN, G. A.; GHISLENI, P. C. Direito e Democracia: Uma Leitura do Pensamento Político de Norberto Bobbio. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, 81-85, 2016. Disponível em: https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/view/721/465. Acesso em 20 de abril de 2024.
KUNTZ, R. “Locke, liberdade, igualdade e propriedade”. In Instituto de Estudos Avançados, 1997.
KYMLICKA, W. Filosofia Política Contemporânea. Uma introdução. Tradução de Luis Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo Civil. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
LOCKE, J. Segundo Tratado Sobre o Governo. Indianapolis and Cambridge: Hackett Publishing Company, 1690[1980].
MATTOS, A. N. Libertarismo: Entenda essa corrente de pensamento. Disponível em: https://www.politize.com.br/libertarianismo-conceito/. Acesso em 20 de abril de 2024.
NOZICK, Robert. Anarquia, Estado e Utopia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1991.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2016
SEN, A. A ideia de Justiça. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
________. Entenda a diferença entre Liberalismo e Libertarianismo. Disponível em: https://niucursos.com.br/entenda-a-diferenca-entre-liberalismo-e-libertarianismo/. Acesso em 20 de abril de 2024.
VITA, Á. de. A justiça igualitária e seus críticos, São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Douglas Camilo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.