Saúde e segurança do trabalhador rural na agroindústria
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i4.11139Palavras-chave:
Perigos profissionais; Saúde; Agroindústria.Resumo
O artigo discute as circunstâncias dos trabalhadores do campo na agroindústria, concentrando-se nos seus efeitos na saúde do trabalho. A meta principal é examinar os perigos profissionais, as medidas de segurança implementadas e as consequências dessas circunstâncias na saúde física e mental dos empregados. A abordagem combina uma minuciosa revisão de literatura com análise documental. As pesquisas procuram vincular as condições socioeconômicas à saúde mental dos empregados, ressaltando aspectos como jornadas de trabalho longas e incerteza financeira. Portanto, também é importante destacar a relevância de práticas agrícolas sustentáveis para a promoção da saúde no ambiente de trabalho. A pesquisa conclui que ações focadas, tais como formação contínua, apoio psicológico e ajuste de políticas públicas, são fundamentais para diminuir perigos e aprimorar a qualidade de vida dos empregados. Portanto, o estudo tem como objetivo auxiliar na criação de políticas e práticas empresariais que fomentem um ambiente laboral mais seguro e sustentável no setor agroindustrial.
Referências
AMARO, P. A Redução dos Riscos dos Pesticidas Pela Proteção Integrada. ISAPress, 2003.
BENTES, F.M.; et al. A Agricultura Familiar no Brasil e Seus Riscos Laborais: Uma Abordagem Prevencionista. Research, Society and Development, 12(8), 2023.
COSTA, A.G.; LUDERMIR, A.B. Transtornos Mentais Comuns e Apoio Social: Estudo em Comunidade Rural da Zona da Mata de Pernambuco, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 21, 73-79, 2005.
FIGUEIREDO, A.F.R.; FIGUEIRÊDO, V.R. Treinamento Agroindustrial de Pequenos Produtores do Sul da Bahia. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, 7(10), 150-157, 2010.
GOODMAN, D.E.; et al. Agroindústria, Políticas Públicas e Estruturas Sociais Rurais: Análises Recentes Sobre a Agricultura Brasileira. Brazilian Journal of Political Economy, 5(4), 504-530, 1985.
JUNIOR, M.; ALVES, R.N.B. Cultura da Mandioca: Aspectos Socioeconômicos, Melhoramento Genético, Sistemas de Cultivo, Manejo de Pragas e Doenças e Agroindústria. Brasília, DF: EMBRAPA, 2016.
MACHADO, L.F.; et al. Vivências de Ser Trabalhador na Agroindústria Avícola dos Usuários da Atenção à Saúde Mental. Saúde em Debate, 40, 134-147, 2016.
MORIN, P.V.; STUMM, E.M.F. Transtornos Mentais Comuns em Agricultores, Relação com Agrotóxicos, Sintomas Físicos e Doenças Preexistentes. Psico 49(2), 196-205, 2018.
NELI, M.A. Saúde e Trabalho na Agroindústria Avícola do Oeste Catarinense. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2017.
PETARLI, G.B.; et al. Exposição Ocupacional a Agrotóxicos, Riscos e Práticas de Segu-ranças na Agricultura Familiar em Município do Estado do espírito Santo, Brasil. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 44, e15, 2019.
PLANKE, G.E. DEGRADAÇÃO DO TRABALHO NA CANA-DE-AÇÚCAR NO PONTAL DO PARANAPANEMA: OS DESAFIOS DA INTENSIFICAÇÃO DA PRODUTIVIDADE NO CORTE (TONELADAS/DIA/HOMEM), ACIDENTES E PROCESSO DE EXPLORAÇÃO. PEGADA-A Revista da Geografia do Trabalho, 11(1), 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Naryanne Nathally da Silva Lacerda, Anne Milane Formiga Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.