Hipertensão arterial sistêmica: análise da situação de saúde de uma unidade básica de saúde na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11216Palavras-chave:
Hipertensão; Diagnóstico da Situação de Saúde; Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivou-se avaliar a situação de saúde dos pacientes portadores de Hipertensão Arterial usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Yoyo Laureano, no município de Patos (PB). Constitui-se de uma pesquisa retrospectiva documental descritiva a partir de dados primários de uma unidade básica de saúde na periferia do município. Verificou-se o número de usuários da unidade e a proporção referente a parcela demográfica de adultos, idosos e hipertensos. Observou-se que a unidade possui 1243 usuários, destes 762 são adultos e idosos. Dentre eles, 170 são pacientes hipertensos representando 12,03% dos adultos totais e 57,55% dos idosos. O número de adultos hipertensos é menor do que o proposto pela estimativa nacional de 32%, enquanto o de idosos está mais próximo da porcentagem esperada de 65%. Tal fato evidencia os desafios do diagnóstico precoce nesta população, assim como a forma com qual os casos são registrados e acompanhados. Desse modo, é fundamental a organização estratégica de atuação da UBS com sua equipe de Estratégia de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e suas equipes multidisciplinares de apoio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Flávia Thalia Guedes Farias, Milena Nunes Alves de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.