O Currículo Funcional na Educação Especial: Uma Abordagem Necessária para a Inclusão

Autores

  • Cristina Hill Favero Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
  • Christian dos Santos Mota Faculdade Interamericana de Ciências Sociais, Assunção, Paraguai
  • Fabiano Madeira Lacerda Universidade Federal Fluminense, Laje do Muriaé, Rio de Janeiro, Brasil
  • Marcus Vinícius Vieira Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil
  • Maurício Benedito da Silva Vieira Universidade Federal de Mato Grosso, Boa Esperança, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
  • Feliccia Silva Zborowski Faculdade Insted, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Cleiton Travasso Universidade Anhanguera, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Edielso Manoel Mendes de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Edgar Caldeira da Cruz Faculdade Interamericana de Ciências Sociais, Assunção, Paraguai
  • Vanessa Moreira Freire Coelho Faculdade Interamericana de Ciências Sociais, Piúma, Espírito Santo https://orcid.org/0009-0002-7312-9895

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11232

Palavras-chave:

Currículo Funcional, Educação Especial, Deficiência Intelectual, Inclusão, Autonomia

Resumo

O Currículo Funcional tem se consolidado como uma das principais abordagens na Educação Especial, especialmente para alunos com deficiência intelectual. Este artigo visa explorar a aplicação do Currículo Funcional na Educação Especial, destacando sua importância para promover a autonomia, a inclusão social e a participação ativa dos alunos com deficiência intelectual. Através da análise de conceitos-chave e referências teóricas, busca-se compreender como essa abordagem curricular contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida cotidiana dos educandos.

Referências

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Favero, C. H., Mota, C. dos S., Lacerda, F. M., Ferreira, M. V. V., Vieira, M. B. da S., Zborowski, F. S., Travasso, C., Almeida, E. M. M. de, Cruz, E. C. da, & Coelho, V. M. F. (2025). O Currículo Funcional na Educação Especial: Uma Abordagem Necessária para a Inclusão. Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 248–251. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11232

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