A LITERATURA HISPÂNICA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DA PARAÍBA FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS
Resumo
O propósito do presente estudo é analisar o Plano Pedagógico Curricular do curso de Letras Espanhol das universidades públicas do Estado da Paraíba, com o objetivo de detectar sua pertinência no âmbito dos direitos humanos, tendo em vista o plano contemporâneo da literatura. O caminho metodológico seguido é aquele indicado pelo método dedutivo, com o auxílio em alguns momentos do método comparativo, tendo como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa, formando uma pesquisa descritiva-exploratória. A parte da pesquisa acadêmica em questão, foi possível considerar que a formação de Letras em Espanhol no Estado da Paraíba consegue reunir em seus PPC’s diversas disciplinas que compreendem uma capacitação no ambiente da língua castelhana e hispano-americana que possibilitam o acesso a literatura enquanto direito humano, criando profissionais reflexivos e criticidade.Referências
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.> Acesso: 04/09/2018.
BRASIL. Parecer CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Letras. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf.> Acesso em: 03/09/2018
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Ciência e Cultura (9); 803-809, set., 1972.
CANDIDO. A. O direito à literatura. In: LIMA, A.. O direito à literatura. Recife: EDUFPE, 2014.
COSSON, R.; PAULINO, G.. A literatura no território dos direitos humanos. In: LIMA, A. de et al. O direito à literatura. Recife: EDUFPE, 2014.
DECLARAÇÃO Universal dos direitos humanos. Disponível em: < https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf> Acesso em: 02 out. 2015.
DICIONÁRIO de direitos humanos. Disponível em: <http://escola.mpu.mp.br/dicionario/tiki-index.php?page=Literatura> Acesso em: 04/09/2018
MILREU, I. O direito às literaturas hispânicas nas instituições públicas de ensino superior do estado da Paraíba. In: Anais do I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional, de 18 a 20 de novembro de 2015 / Organizadoras: Andrea Silva Ponte et al. – João Pessoa: Editora da UFPB, 2017.
LLOSA, M. V. A literatura e a vida. In: A verdade das mentiras. São Paulo: Arx, 2004.
Universidade Estadual da Paraíba. Projeto Pedagógico de Curso PPC: Letras Espanhol (Licenciatura). CEDUC; Núcleo docente estruturante. Campina Grande: EDUEPB, 2016.
Universidade Federal de Campina Grande. Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Língua Espanhola (graduação). Conselho Universitário. Campina Grande: Câmara Superior de Ensino, 2014.
Universidade Federal da Paraíba. CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS (graduação). Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. João Pessoa: Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.