“ABERTURA E ENRAIZAMENTO”: PELOS CAMINHOS DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN
Resumo
Este texto é resultado de uma palestra, parte de uma mesa redonda, que tinha como tema central os estudos e pesquisas transdisciplinares. Esse ensaio procurou discutir a contribuição do pensamento do filósofo francês Edgar Morin para o fenômeno da Educação. Um Educação que vai além do imediatismo que perpassa a vida contemporâneo nos marcos do capitalismo contemporâneo.
Referências
ALMEIDA, Maria da Conceição. Um Itinerário do Pensamento de Edgar Morin. Cadernos IHU Ideias. Ano 2 – nº 18 – 2004. Unisinos.
CARVALHO, Edgar Assis. ALMEIDA, Maria da Conceição de. Cultura e Pensamento Complexo. Natal/RN: EDUFRN, 2009.
ESPANCA, Florbela. Antologia Poética. Martin Claret. (s/d).
LELOUP, Jean – Yves. O absurdo e a Graça. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 3 ed. Tradução de Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulinas, 2007.
________. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 2 ed. Tradução de Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2011.
________. Meus Demônios. 5 ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.
RODRIGUES, Maria Lúcia. Caminhos da Transdisciplinaridade: fugindo as injunções lineares. Revista Serviço Social e Sociedade, nº 64, ano xxi, São Paulo: Cortez, 2000, págs 124-134.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.