Loucura e poder: a produção normativa e legislativa em matéria de saúde mental no Brasil como expressão das relações de dominação e disputas de interesses de juristas e psiquiatras a partir do século XIX
Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar a questão da loucura no âmbito das leis ao longo da história, de modo a compreender como a produção normativa e legislativa dentro da referida matéria reflete em um campo concentrado nas disputas de interesses e nos jogos de poder entre grupos dominantes. Nesse sentido, a discussão se iniciou com uma exposição referente à evolução legislativa em matéria de saúde mental no Brasil, destacando os seus principais aspectos e normas. Logo em seguida, passou-se a investigar a criação dos manicômios judiciários no Brasil e como as teorias estrangeiras contribuíram para o surgimento e difusão de tais instituições no território nacional. Além disso, também se tratou acerca da progressiva extinção das instituições manicomiais e a reforma psiquiátrica no Brasil. Por fim, mencione-se que restou evidente que a análise das normas referentes à saúde mental ao longo do período compreendido a partir do século XIX até os dias atuais é capaz de demonstrar uma disputa de interesses entre psiquiatras e juristas, bem como os embates entre os campos de saber do direito e da psiquiatria, pare exercer influência, poder e controle sobre os corpos dos loucos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.