Análise da base curricular em busca da sustentabilidade em escolas municipais
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i1.9833Palavras-chave:
Indicador de Educação Ambiental, Escola Sustentável, Ciencias AmbientaisResumo
A escola sustentável e a educação ambiental são dois conceitos interligados que buscam promover a conscientização e a prática de atitudes no ambiente escolar. A pesquisa se justifica pela necessidade de abordar a temática possuindo um enfoque socioambiental. Nesse contexto, a problemática que presidiu esta pesquisa, apresenta o seguinte questionamento: Qual o impacto das práticas de sustentabilidade socioambiental nas escolas do município de Campina Grande-PB? Utilizou-se a abordagem metodológica quantitativa e qualitativa em 3 escolas do bairro Sandra Cavalcanti com a participação dos professores da rede municipal de Campina Grande/ Paraíba e foi aplicado uma matriz de indicadores de Educação Ambiental. Após análises dos resultados, conclui-se que das escolas pesquisadas, a escola 3 é a mais próxima de ser sustentável pela maneira de despertar a conscientização e incentivar práticas de EA abordando conteúdos concernentes ao meio ambiente.
Referências
CORREIA, B. B. Programas Escolas Sustentáveis: Avaliação por indicadores de monitoramento da sustentabilidade socioambiental de quatro escolas públicas de Ensino. Saúde e Ambiente – V11 (3), pp. 202-217. 2017.
IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/campina-grande.html. Acesso em: 05 Maio 2022.
IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/malhas-territoriais/15774-malhas.html. Acesso em: 06 Março 2023
IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/campina-grande.html. Acesso em: 05 Maio 2022.
MINAYO, O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 9-29.
MUSSI, F. B.. SCHWARZBACH, L. C.. VIEIRA, A. M. D. P.. Programa de Educação Ambiental: o emprego de indicadores de sustentabilidade. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 36, n. 2, p.126-147, mai./ago. 2019. E-ISSN 1517-1256. Disponível em < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950/5915>
PORTUGAL, S. SORRENTINO, M. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e suas contribuições à escola sustentável. P. 14/15. Educação ambiental rumo à escola sustentável / org. Denise Estorilho Baganha, Eliane do Rocio Vieira, Rosilaine Durigan Mortella, Maria Arlete Rosa. – Curitiba: SEED: UTP, 2018. 104 p. (Caderno Temático). Disponível em <https://www.researchgate.net/profile/Marilia-Torales-Campos/publication/342068702_A_importancia_do_diagnostico_para_construcao_de_Escolas_Sustentaveis_uso_de_indicadores_de_Educacao_Ambiental/links/5ee0c5a245851516e665a6ac/A-importancia-do-diagnostico-para-construcao-de-Escolas-Sustentaveis-uso-de-indicadores-de-Educacao-Ambiental.pdf>
QUADROS, R. S. B. de. SILVA, M. L. da. As trajetórias em Ciências Ambientais e educação ambiental de escolas de Belém (PA)e a proposição e avaliação de uma revista digital socioambiental. Revbea, São Paulo, V. 18, No1:94-112 2023. Disponível em < https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14296/10352>
RAYMUNDO, M. H. A. BRANCO, E. A. BIASOLI, S. Indicadores de Políticas Públicas de educação ambiental: construção à luz do tratado de educação ambiental Para sociedades sustentáveis e responsabilidade Global e da Política nacional de educação ambiental. cadernos de Pesquisa: Pensamento educacional, Curitiba, número especial, P.337-358 2018. Disponível em http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/
SILVA, F.D(2019). Gestão e Educação Ambiental: uma relação meio ambiente e saúde.Revista Saúde e Meio Ambiente, 9(2).
TEAM, RStudio. "RStudio: integrated development for R. Boston, MA: RStudio, PBC, 2020." (2020).
TISOCO, Milena Caroline. PINHEIRO, Ivone Gohr. Indicadores de Sustentabilidade da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos para Municípios Brasileiros: Desenvolvimento e Validação da Ferramenta. Revista Brasileira de Geografia Física v.16, n.01 (2023) 063-080. Disponível em < https://periodicos.ufpe.br/revistas/rbgfe/article/download/254556/43263>
VIEIRA, S. R.; TORALES-CAMPOS, M. A.; MORAIS, J. L. de. Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escola. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. v. 33, n.2, p. 106-123, 2016.
VIEIRA, S. R.; MORAIS, J. L.de; CAMPOS, M. A. T. A Importância do Diagnóstico para Construção de Escolas Sustentáveis: uso de Indicadores de Educação Ambiental. Educação ambiental rumo à escola sustentável / org. Denise Estorilho Baganha, Eliane do Rocio Vieira, Rosilaine Durigan Mortella, Maria Arlete Rosa. – Curitiba: SEED: UTP, 2018. 104 p. (Caderno Temático).
VIEIRA, S. R. MORAIS, J. L. de. CAMPOS, M. A. T. Indicadores para avaliação das políticas públicas de Educação Ambiental nas escolas: uma análise à luz do ciclo de políticas e da teoria da atuação. DOSSIÊ - Educação Ambiental e a escola básica: contextos e práticas Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e78220, 2021. https://doi.org/10.1590/0104-4060.78220. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/CkJ35QxpcnqFCnwcG76TWRr/?lang=pt
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Miriam Souza Martins, Viviane Farias Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.