Análise da base curricular em busca da sustentabilidade em escolas municipais

Autores

  • Miriam Souza Martins Universidade Federal de Campina Grande
  • Viviane Farias Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i1.9833

Palavras-chave:

Indicador de Educação Ambiental, Escola Sustentável, Ciencias Ambientais

Resumo

A escola sustentável e a educação ambiental são dois conceitos interligados que buscam promover a conscientização e a prática de atitudes no ambiente escolar. A pesquisa se justifica pela necessidade de abordar a temática possuindo um enfoque socioambiental. Nesse contexto, a problemática que presidiu esta pesquisa, apresenta o seguinte questionamento: Qual o impacto das práticas de sustentabilidade socioambiental nas escolas do município de Campina Grande-PB? Utilizou-se a abordagem metodológica quantitativa e qualitativa em 3 escolas do bairro Sandra Cavalcanti com a participação dos professores da rede municipal de Campina Grande/ Paraíba e foi aplicado uma matriz de indicadores de Educação Ambiental. Após análises dos resultados, conclui-se que das escolas pesquisadas, a escola 3 é a mais próxima de ser sustentável pela maneira de despertar a conscientização e incentivar práticas de EA abordando conteúdos concernentes ao meio ambiente.

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

Martins, M. S., & Silva, V. F. (2023). Análise da base curricular em busca da sustentabilidade em escolas municipais. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(1), 727–738. https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i1.9833