Analysis of the curriculum base in search of sustainability in municipal schools
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i1.9833Keywords:
Indicador de Educação Ambiental, Escola Sustentável, Ciencias AmbientaisAbstract
The sustainable school and environmental education are two interconnected concepts that seek to promote awareness and the practice of attitudes in the school environment. The research is justified by the need to address the issue with a socio-environmental focus. In this context, the problem that presided over this research, presents the following question: What is the impact of socio-environmental sustainability practices in schools in the city of Campina Grande-PB? A quantitative and qualitative methodological approach was used in 3 schools in the Sandra Cavalcanti neighborhood with the participation of teachers from the municipal network of Campina Grande/Paraíba and an array of Environmental Education indicators was applied. After analyzing the results, it is concluded that of the schools surveyed, school 3 is the closest to being sustainable in terms of raising awareness and encouraging EE practices addressing content related to the environment.
References
CORREIA, B. B. Programas Escolas Sustentáveis: Avaliação por indicadores de monitoramento da sustentabilidade socioambiental de quatro escolas públicas de Ensino. Saúde e Ambiente – V11 (3), pp. 202-217. 2017.
IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/campina-grande.html. Acesso em: 05 Maio 2022.
IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/organizacao-do-territorio/malhas-territoriais/15774-malhas.html. Acesso em: 06 Março 2023
IBGE -Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/campina-grande.html. Acesso em: 05 Maio 2022.
MINAYO, O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 9-29.
MUSSI, F. B.. SCHWARZBACH, L. C.. VIEIRA, A. M. D. P.. Programa de Educação Ambiental: o emprego de indicadores de sustentabilidade. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 36, n. 2, p.126-147, mai./ago. 2019. E-ISSN 1517-1256. Disponível em < https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8950/5915>
PORTUGAL, S. SORRENTINO, M. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e suas contribuições à escola sustentável. P. 14/15. Educação ambiental rumo à escola sustentável / org. Denise Estorilho Baganha, Eliane do Rocio Vieira, Rosilaine Durigan Mortella, Maria Arlete Rosa. – Curitiba: SEED: UTP, 2018. 104 p. (Caderno Temático). Disponível em <https://www.researchgate.net/profile/Marilia-Torales-Campos/publication/342068702_A_importancia_do_diagnostico_para_construcao_de_Escolas_Sustentaveis_uso_de_indicadores_de_Educacao_Ambiental/links/5ee0c5a245851516e665a6ac/A-importancia-do-diagnostico-para-construcao-de-Escolas-Sustentaveis-uso-de-indicadores-de-Educacao-Ambiental.pdf>
QUADROS, R. S. B. de. SILVA, M. L. da. As trajetórias em Ciências Ambientais e educação ambiental de escolas de Belém (PA)e a proposição e avaliação de uma revista digital socioambiental. Revbea, São Paulo, V. 18, No1:94-112 2023. Disponível em < https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14296/10352>
RAYMUNDO, M. H. A. BRANCO, E. A. BIASOLI, S. Indicadores de Políticas Públicas de educação ambiental: construção à luz do tratado de educação ambiental Para sociedades sustentáveis e responsabilidade Global e da Política nacional de educação ambiental. cadernos de Pesquisa: Pensamento educacional, Curitiba, número especial, P.337-358 2018. Disponível em http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/
SILVA, F.D(2019). Gestão e Educação Ambiental: uma relação meio ambiente e saúde.Revista Saúde e Meio Ambiente, 9(2).
TEAM, RStudio. "RStudio: integrated development for R. Boston, MA: RStudio, PBC, 2020." (2020).
TISOCO, Milena Caroline. PINHEIRO, Ivone Gohr. Indicadores de Sustentabilidade da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos para Municípios Brasileiros: Desenvolvimento e Validação da Ferramenta. Revista Brasileira de Geografia Física v.16, n.01 (2023) 063-080. Disponível em < https://periodicos.ufpe.br/revistas/rbgfe/article/download/254556/43263>
VIEIRA, S. R.; TORALES-CAMPOS, M. A.; MORAIS, J. L. de. Proposta de matriz de indicadores de educação ambiental para avaliação da sustentabilidade socioambiental na escola. Revista Eletrônica Mestrado em Educação Ambiental. v. 33, n.2, p. 106-123, 2016.
VIEIRA, S. R.; MORAIS, J. L.de; CAMPOS, M. A. T. A Importância do Diagnóstico para Construção de Escolas Sustentáveis: uso de Indicadores de Educação Ambiental. Educação ambiental rumo à escola sustentável / org. Denise Estorilho Baganha, Eliane do Rocio Vieira, Rosilaine Durigan Mortella, Maria Arlete Rosa. – Curitiba: SEED: UTP, 2018. 104 p. (Caderno Temático).
VIEIRA, S. R. MORAIS, J. L. de. CAMPOS, M. A. T. Indicadores para avaliação das políticas públicas de Educação Ambiental nas escolas: uma análise à luz do ciclo de políticas e da teoria da atuação. DOSSIÊ - Educação Ambiental e a escola básica: contextos e práticas Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e78220, 2021. https://doi.org/10.1590/0104-4060.78220. Disponível em https://www.scielo.br/j/er/a/CkJ35QxpcnqFCnwcG76TWRr/?lang=pt
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Miriam Souza Martins, Viviane Farias Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.