A educação infantil em meio das possibilidades vivenciais em saúde mental: um olhar psicanalítico

Autores

  • Marcos Vitor Costa Castelhano Faculdade Sucesso (FACSU)
  • Flávio Franklin Ferreira de Almeida
  • Patricia Ferreira dos Santos
  • Andréa Santos Lúcio
  • Adaci Estevam Ramalho Neto

Resumo

A educação infantil abarca variadas possibilidades institucionais, metodológicas, experienciais e teórico-práticas ao longo das execuções diante das propostas pedagógicas atuais, tendo como base o desenvolvimento global enquanto processo interativo e sociocultural específico, expondo a importância das ambientações simbolicamente estruturas em suas entrelinhas vinculares. Nesse sentido, observa-se a importância dos diálogos sobre as formatações do cuidado, acolhimento e estimulação defronte dos espaços pré-escolares e das instituições escolares, enfatizando que os panoramas da educação infantil englobam diversas dimensões dentro e fora dos liames de matriz pedagógica. Partindo das colocações acima, o presente estudo, através da ótica psicanalítica, estrutura-se como discussão voltada as amplitudes da educação infantil a partir dos panoramas interventivos em saúde mental, esboçando possíveis constantes metodológicas de promoção e prevenção perante da construção da vida psíquica infante. Em resumo, conclui-se que a ótica psicanalítica traz consigo possibilidades formativas, interpretativas e aportes metodológicos necessários para mediar com as proposições elaborativas entre a educação infantil e as edificações nas estratégias em saúde mental, pontuando a importância dos diálogos teórico-práticas entre as objetivações pedagógicas e a valorização do sujeito em suas entrelinhas pulsionais, inconscientes e propriamente subjetivas.

Referências

ARAGÃO, Regina. A psicanálise no campo da educação infantil: uma aplicação possível. Em aberto, v. 18, n. 73, 2001.

BRESSAN, R. A.; KIELING, C.; ESTANISLAU, G. M.; MARI, J. Promoção de saúde mental e prevenção de transtornos mentais no contexto escolar. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. P. 37-48.

CAMPOS, Maria Malta. Educação infantil: o debate e a pesquisa. Cadernos de Pesquisa, n. 101, p. 113-127, 1997.

CASTELHANO, M. V. C.; FILGUEIRAS, K. A. F. ; SANTOS, A. B. ; LEANDRO, G. A. S. ; SILVA, M. K. C. E. ; SILVA, W. S. ; GONCALO, T. M. D. ; GUIMARAES, T. T. S. ; SILVA, M. A. F. . EDUCAÇÃO, COMUNIDADE E SAÚDE MENTAL: MEDIDAS FORMATIVAS NO ÂMBITO METODOLÓGICO. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Patrício Borges Maracajá; Flávio Franklin Ferreira de Almeida; Délis Sousa Benevides. (Org.). OS PROCESSOS EDUCATIVOS E AS CONTEXTUALIZAÇÕES ATUAIS: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2023, v. 1, p. 11-20.

CASTELHANO, M. V. C.; GONCALO, T. M. D. ; PEREIRA, J. E. G. ; CAVALCANTI, R. J. M. ; ARAUJO, R. F. ; LINHARES, T. S. ; OLIVEIRA, F. C. A. ; SANTOS, M. F. D. . A SAÚDE MENTAL E OS ENFOQUES PSICANALÍTICOS NO MEIO PEDAGÓGICO: UMA DIALÓGICA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO. In: Marcos Vitor Costa Castelhano; Deyvid Israel da Silva Alves; Reijane Pereira da Silva; Maria Aparecida de Freitas Furtado; José Alberto André Guimarães; Danielly Mabel Formiga Leite de Almeida; Aíres de Melo Silva; Kalenia Lígia Bezerra Jácome; Simone Far. (Org.). A EDUCAÇÃO DIANTE DAS ENTRELINHAS DA CONTEMPORANEIDADE: ESTUDOS SELECIONADOS. 1ed.Belém-PA: RFB Editora, 2022, v. 1, p. 57-74.

CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: pra que te quero?. Artmed Editora, 2009.

DE OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. Cortez Editora, 2014.

DE OLIVEIRA, Zilma Ramos et al. O trabalho do professor na Educação Infantil. Editora Biruta, 2020.

FEIST, Jess; FEIST, Gregory J.; ROBERTS, Tomi-Ann. Teorias da personalidade-8. AMGH Editora, 2015.

GAGLIOTTO, Giseli Monteiro. Contos de fada e desenvolvimento psicossexual: o que pensam e dizem as crianças, o que fazem as professoras. Paco Editorial, 2019.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da Psicanálise. 4a edi- ção. São Paulo: Martins Editora Livraria Ltda, 2001.

MEDNICOFF, E. Dossiê Freud. São Paulo, SP: Universos dos livros, 2015.

QUINET, Antonio. A descoberta do inconsciente. Do desejo ao sintoma. 2aed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

REZENDE, Tânia Maria Asturiano de Campos. Da criança problema na educação infantil à criança como enigma: uma direção marcada pela psicanálise. 2013. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

SÁ, Alexsandra Roma Ramos; DE SOUZA, Alex Sandro. CAPÍTULO 2 CONCEPÇÕES DO PROFESSOR SOBRE O DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DO ALUNO. “REIMAGINAR NOSSO FUTURO JUNTOS”, p. 23, 2023.

SILVEIRA, Rafaela Carvalho Sousa. O PROFESSOR, A FAMÍLIA E O PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS. EDUCAÇÃO E CULTURA EM DEBATE, v. 4, n. 1, p. 164-181, 2018.

VIEIRA, M. A.; ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A.; BORDIN, I. A. Saúde mental na escola. In: ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs). Saúde mental na escola. Porto Alegre: ARTMED, 2014. v.1. 13-24.

ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Artmed Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Costa Castelhano, M. V., Almeida, F. F. F. de, Santos, P. F. dos, Lúcio, A. S., & Ramalho Neto, A. E. (2023). A educação infantil em meio das possibilidades vivenciais em saúde mental: um olhar psicanalítico. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(2), 850–861. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/9837

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4