Sustentabilidade ambiental social em micro e pequenas empresas e em microempreendedores individuais
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10202Abstract
O presente artigo analisou a sustentabilidade ambiental e social no contexto das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Em um cenário global onde a sustentabilidade tem sido pauta recorrente, torna-se imperativo compreender como essas entidades, que representam uma parcela significativa do tecido empresarial, estão se adaptando e contribuindo para um desenvolvimento mais equitativo e responsável. Assim, esta revisão de literatura tem como principal objetivo investigar e sintetizar os principais achados da literatura científica sobre a integração de práticas sustentáveis em MPEs e MEIs. Busca-se entender as motivações, desafios, benefícios e impactos dessa integração no contexto empresarial e social. Foi realizada uma revisão da literatura, abrangendo artigos, teses, dissertações e relatórios publicados em bases de dados acadêmicas reconhecidas. Os critérios de inclusão foram estudos que focavam especificamente na sustentabilidade ambiental e social em MPEs e MEIs, publicados nos últimos dez anos. Os resultados indicam que, embora exista uma crescente conscientização sobre a importância da sustentabilidade entre MPEs e MEIs, ainda há desafios significativos a serem superados, como a falta de recursos e conhecimento técnico. No entanto, as empresas que conseguiram implementar práticas sustentáveis relataram benefícios tangíveis, como redução de custos, aumento da reputação e fortalecimento das relações com a comunidade. Além disso, observou-se uma tendência positiva na colaboração entre diferentes stakeholders, como governos, ONGs e setor privado, para promover a sustentabilidade nesse segmento empresarial.
References
BARBIERI, J. C. et al. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Revista de administração de empresas, v. 50, p. 146-154, 2010.
DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. In: Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2011. p. 220-220.
FERREIRA, L. F. F. et al. Análise quantitativa sobre a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas da cidade de São Paulo. Gestão & Produção, v. 19, p. 811-823, 2012.
HOGAN, D. J. Mobilidade populacional, sustentabilidade ambiental e vulnerabilidade social. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 22, p. 323-338, 2005.
MATA-LIMA, H. et al. Impactos dos desastres naturais nos sistemas ambiental e socioeconômico: o que faz a diferença?. Ambiente & Sociedade, v. 16, p. 45-64, 2013.
NASCIMENTO, E. P. do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos avançados, v. 26, p. 51-64, 2012.
NASCIMENTO, E. P. do. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos avançados, v. 26, p. 51-64, 2012.
PIOLI, B. L. T.; RAUPP, F. M. RESPONSABILIDADE SOCIAL, CERTIFICAÇÕES E CADEIA TÊXTIL: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE GESTORES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 7, n. 1, 2018.
SANTOS, E. C. S.; SILVA, J. K. L.; CAETANO, R. M. As práticas de sustentabilidade e de responsabilidade social aplicadas nas micro e pequenas empresas e em microempreendedores individuais de Vilhena-Ro. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 11, n. 4, p. 1-20, 2019.
SANTOS, L. L. da S.; ALVES, R. C.; ALMEIDA, K. N. T. Formação de estratégia nas micro e pequenas empresas: um estudo no centro-oeste mineiro. Revista de Administração de Empresas, v. 47, p. 59-73, 2007.
SILVA, A. C. O cenário das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais na economia brasileira e seu regime de tributação. 2019. Tese de Doutorado - Universidade Fernando Pessoa (Portugal), 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Angelica Bezerra Cavalcanti
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.