Percepção das participantes de um grupo de gestantes acerca da assistência ao pré-natal na atenção básica
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10428Keywords:
Gravidez; Educação Pré-Natal; Saúde da Família.Abstract
Objetivo: Avaliar a percepção das participantes do grupo de pré-natal quanto a importância de ações educativas de promoção da saúde e práticas de humanização na APS, associando-os aos aspectos sociodemográficos e antecedentes obstétricos. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado na Unidade Básica de Saúde Aderban Martins, em Patos-PB, avaliando a percepção de 10 gestante sobre a experiência em um grupo de gestantes, durante o mês de março de 2024. Resultados: A faixa etária variou de 20 a 43 anos, com predominância das mais jovens, casadas ou em união estável, com nível de escolaridade maior entre o ensino fundamental e médio e renda familiar entre 1 e 2 salários-mínimos, a maioria eram multíparas, com antecedentes de partos cesáreas e não realizaram planejamento familiar. A percepção das gestantes participantes acerca da assistência ao pré-natal foi predominantemente positiva, melhorando a vivência da gravidez, proporcionando espaço qualificado para assistência integral e humanizada. Conclusão: O grupo de gestantes teve um impacto na adesão às condutas e às orientações fornecidas pelos profissionais, na assiduidade às consultas de pré-natal e maior satisfação com o serviço de saúde prestado.
References
ARRUDA, D. E. G.; SOUSA, M. N. A. Período gravídico e Covid-19: efeitos da pandemia no processo de gestar no sertão da Paraíba. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, v. 21, n. 2, p. 193-202, 2022.
BARBOSA, L. C. et al. Barreiras e facilitadores da implementação do Pré-Natal em Grupo: Um protocolo de scoping review. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 22, n. Suppl 1, 21 ago. 2023.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada. Brasília, 2006. 162p.
CHINI, L. T. et al. Planejamento e operacionalização de atividade de educação em saúde com gestantes na Atenção Primária à Saúde. Brazilian Journal of Health Review, v. 6, n. 4, p. 14552-14567, 2023.
CONCEIÇÃO, D. S. et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 59412-59416, 2020.
DA SILVA, D. R. et al. Abordagem multiprofissional para um grupo de gestantes da atenção primária à saúde: abordagem multiprofissional para um grupo de gestantes da atenção primária à saúde. Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, v. 1, n. 2, 2023.
FITTIPALDI, A. L. de M. et al. Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 25, p. e200806, 2021.
HEIM, M. A. et al. Perspective of pregnant women regarding antenatal preparation: A qualitative study. Women and Birth, v. 32, n. 6, p. 558–563, dez. 2019.
LIVRAMENTO, D. DO V. P. DO et al. Percepções de gestantes sobre a assistência pré-natal na atenção primária à saúde. Revista gaúcha de enfermagem, v. 40, p. e20180211, 6 jun. 2019.
LIMA, M. M. et al. Grupo de gestantes e casais grávidos: fortalecendo a humanização do parto e nascimento. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e487101321288-e487101321288, 19 out. 2021.
MARQUES, B. L. et al. Orientações às gestantes no pré-natal: a importância do cuidado compartilhado na atenção primária em saúde. Escola Anna Nery, v. 25, n. 1, 2021.
RICCHI, A. et al. Study of childbirth education classes and evaluation of their effectiveness. La Clinica Terapeutica, v. 170, n. 1, p. e78–e86, fev. 2020.
SANGIONI, L. A. et al. Psicologia e o grupo operativo na Atenção Básica em Saúde. Revista da SPAGESP, v. 21, n. 2, p. 23-40, 2020.
SANTOS, R.J. et al. Fatores que contribuem para a gravidez não planejada em usuárias do programa de planejamento familiar. Saúde.com, v. 16, n. 4, 1 abr. 2021.
SENA, W.E.M. et al. Qualidade do serviço de pré-natal de alto risco em uma unidade especializada, sob a perspectiva das gestantes. RGS, v. 25, n. 2, p. 368-376, 2023.
SILVA, C. R. et al. O uso da análise de conteúdo como uma ferramenta para a pesquisa qualitativa: descrição e aplicação do método. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 7, n. 1, p. 70-81, 2005.
VIELLAS, E.F. et al. Prenatal care in Brazil. Cad Saúde Pública, v. 30, supl 1, p. 85-100, 2014. Doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00126013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Mirelly Abrantes de Oliveira, Milena Nunes Alves de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.