Importância do acompanhamento do pré-natal com foco em gestantes de alto risco em uma unidade básica de saúde do munícipio de Pombal -PB
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11169Keywords:
Pré-natal. Gestação de alto risco. Unidade Básica de Saúde. AcompanhamentoAbstract
O acompanhamento pré-natal realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) é essencial para promover a saúde materna e infantil, reduzindo complicações gestacionais e mortalidade. A integração em grupos de apoio também contribui para o bem-estar emocional e a confiança no processo de gestação e parto. Nesse contexto, analisar a importância do acompanhamento pré-natal para a promoção da saúde de gestantes de alto risco em uma Unidade Básica de Saúde do município de Pombal-PB, visando identificar desafios, estratégias e resultados na melhoria da saúde materno-fetal. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva, retrospectivo com abordagem quantitativa. Foi realizada na Unidade Básica de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Pombal, a partir de dados de gestantes cadastradas no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), no período de março a dezembro de 2024. Os resultados demonstram que o acompanhamento pré-natal em gestantes de alto risco é fundamental para prevenir complicações materno-fetais e promover a saúde materno-infantil, especialmente em contextos desafiadores como o de municípios menores, a exemplo de Pombal-PB. Foi elencado que a eficácia da cerclagem uterina na prevenção de perdas gestacionais e partos prematuros, especialmente quando realizada de forma profilática entre 12 e 14 semanas em pacientes com histórico de perdas. Observou-se que ainda persistem limitações relacionadas à infraestrutura das UBS, à capacitação profissional e à adesão das gestantes ao cuidado. Conclui-se que estratégias como a integração de equipes multiprofissionais, o uso de tecnologias e o fortalecimento de políticas públicas, têm se mostrado essenciais para superar essas barreiras. Assim, garantir um pré-natal de qualidade exige esforços conjuntos e contínuos, com foco na equidade e no acesso universal à saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Yohanna Milleny Firmino Azevedo, Milena Nunes Alves de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.