Padre Cícero Romão: entre a religião e a política
Abstract
Figura das mais questionadas no nordeste brasileiro, Padre Cícero Romão Batista iniciou sua vida sacerdotal como capelão da povoação de Juazeiro, no município do Crato, no Ceará. Pouco tempo depois de sua chegada àquela localidade, a capela de Nossa Senhora das Dores tornou-se uma referência na região, para ela afluindo inúmeros devotos. Toda a história da vida do padre Cícero é marca pelo misticismo. Até mesmo a sua decisão em fixar residência em Juazeiro encontra-se ligada a um sonho ou visão, que o mesmo teve em princípios de 1872, no qual o próprio Jesus pediu para tomar conta daquele rebanho. O misticismo em torno do padre Cícero começou a se formar em 1889, quando, ao colocar a hóstia consagrada colocada na boca da beata Maria de Araújo, ocorreu um fenômeno inesperado: a hóstia transformou-se em sangue. E, para manter-se no poder, aliou-se aos coronéis do Cariri Cearense, servindo aos interesses da política local e nacional, esquecendo por completo os votos feitos perante a Igreja e orientando e armando capangas e cangaceiros para defenderem sua cidade das tropas leais ao governo de Franco Rabelo. Por outro lado, com seus romeiros, o Padre Cícero transformou a simples e pequena povoação de Juazeiro numa grande cidade. Através da presente pesquisa foi possível constatar que não existe diferença entre o Padre Cícero dos conselhos e o homem forte da política do cariri cearense, que serviu aos propósitos de Floro Bartolomeu e ajudou-o a derrubar um governador do Estado. No entanto, a imparcialidade da história também deve mostrar que o Padre Cícero foi um benfeitor para a cidade do Juazeiro. Sem ele, Juazeiro, à semelhança dos pequenos núcleos de ocupação humana do cariri cearense, teria se arrastado pelos anos e certamente, jamais seria a grande e importante cidade que é hoje. O objetivo do presente trabalho é traçar o perfil do Padre Cícero Romão, entre a religião e a política, enfatizando como ocorreu o processo de adoração em torno de sua imagem, identificando também os fatos que motivaram as acusações e perseguições à sua pessoa.
Palavras-chave: Padre Cícero Romão. Religião. Política.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.