A Estética na Legenda dos Três Companheiros
Abstract
Este artigo verifica o texto medieval “Legenda dos Três Companheiros”, numa perspectiva estética. Essa abordagem se dá pela dimensão plural e complexa da obra, sendo ela uma fonte inesgotável de análise. O foco recai sobre a História e a Estética de Francisco de Assis, ícone representante dos séculos XII-XIII na proposta da reforma religiosa e social, na tradução da estética do despojamento e fraternidade. As contribuições de Bezerra (2011), Felder (1953), Fresneda (2005), Gomes (2008), Le Goff (2012), Merino (2005), Teixeira (2008), Uribe (1997), Vázquez (1999) entre outros autores compõem o referencial teórico do presente trabalho. Cumpre ressaltar que documentos como Fontes Franciscanas e Clarianas (2008) e artigos científicos foram utilizados como arcabouços para a discussão da Estética e da Escola do pensamento franciscano. No tocante à vida de Francisco, o recorte selecionado encontra-se pautado no registro dos seus principais momentos, a saber: o leproso, a Cruz de São Damião, a pobreza e os estigmas. Como considerações finais, constata-se no itinerário da vida de Francisco uma verdadeira mudança de valores estéticos permeados pela vivência, propiciando um novo significado às suas relações com Deus, homem e natureza.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.