O SÉCULO DA CRÍTICA: RAZÃO E HISTÓRIA NO PENSAMENTO DE IMANUEL KANT
Resumen
O presente trabalho representa o esforço de entender o pensamento de Imanuel Kant. O texto é uma síntese daquilo que consideramos pertinente para pensar a razão e a história no século XVIII.Citas
AGUIAR. Susana. Prólogo. In. KANT. Immanuel. La paz Perpetua. Buenos Aires: Longseller, 2001.
ANDRADE, Abraão Costa. Kant: Crítica e História. Princípios: UFRN: Natal. v.9, ns.11-12. pp.126-144. Jan/Dez 2002.
ARANHA. Maria Lúcia de A; Martins, Maria Helena P. Filosofando: introdução à Filosofia: São paulo Moderna 1993.
BRANDÃO, Gildo Marçal. Hegel: o Estado como realização histórica da liberdade. In. WRLFFORT. Francisco C. (org.) Os clássicos da política. vol 2. São Paulo: Ática, 2006.
FERRY, Luc. Kant: uma leitura das três "críticas". Rio de janeiro: Difel, 2012.
GONZÁLEZ, Zeferino. HISTORIA DE LA FILOSOFÍA. TOMO III - CRISIS ESCOLÁSTICO-MODERNA.FUENTE: Agustín Jubera, Madrid, 1886 - 2ª edición. Edición digital en Torre de Babel Ediciones. Disponível em http://www.e-torredebabel.com/historia-filosofia-gonzalez/historiafilosofiamoderna-gonzalez.htm. Acessado em 12.01.2012.
HARTMAN. Robert S. Introdução. In. HEGEL. G.W.F. A Razão na História. São Paulo: Centauro, 2001.
HEGEL. G.W.F. A Razão na História. São Paulo: Centauro, 2001.
______________. Fenomenologia do Espírito. disponível em http://br.egroups.com/group/acropolis. Acessado em 12.01.2012.
______________. História Filosófica. In. GARDINER. Patrick. Teorias da História. Lisboa: Fundação Calouse Gulbenkian, S/d.
HUGHES-WARRINGTON, Marnie. 50 grandes pensadores da História: São Paulo: Contexto, 2004.
HUME, David. "Investigações sobre o Entendimento Humano". São Paulo: UNESP, 2004.
JERPHAGNON, Lucien. História das grandes filosofias. São Paulo: Martins Fontes: 1992.
KANT. Immanuel. Crítica da Razão Pura. São Paulo: Martin Claret, 2009.
______________. Crítica da Razão Pura. In. Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultura, 1999.
______________. Ideia de uma História Universal de um ponto de vista cosmopolita. In. GARDINER. Patrick. Teorias da História. Lisboa: Fundação Calouse Gulbenkian, S/d.
______________. Ideia de uma História Universal com um propósito cosmopolita. Trad. MOURÃO, Artur. Disponível em http://www.lusofia.net.
______________.La paz Perpetua. Buenos Aires: Longseller, 2001.
LEITE. Flamarion Tavares. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2011.
MENESES, Pualo. Hegel & a fenomenologia do espírito. Col. Passo-a-passo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
NÓGREGA. Francisco Pereira. Compreender Hegel. Petrópolis: Vozes, 2009.
PASCAL, Georges. Compreender Kant. Petrópolis: Vozes, 2009.
REDYSON, Deyve. 10 Lições sobre Hegel. Petrópolis: Vozes, 2011.
ROSENFIELD. Denis L. Hegel. Col. Passo-a-passo: Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
STOKES, Philip. Os 100 pensadores essenciais da filosofia. Rio de janeiro, Difel, 2012.
THOUARD, Denis. Kant. São paulo: Estação Liberdade, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.