A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil

Autores/as

  • Cícera Gomes Bezerra
  • Everton Lucas Fernandes
  • José Isaul Pereira
  • Bianca Silva Araujo
  • Alcimar Tamir Vieira da Silva
  • Isabel Wanessa da Silva Carvalho

Resumen

Neste estudo, destaca-se a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, trazendo como objetivo, conhecer o significado do brincar, bem como compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência do outro, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no processo de ensino-aprendizagem infantil. O presente trabalho traz um breve estudo sobre a história e evolução da educação infantil em diversas épocas, assim como a importância para a formação do indivíduo, em seguida, procura-se apresentar os aspectos relacionados aos jogos e brincadeiras e qual a sua importância para evolução do indivíduo. Quanto à metodologia pressupõe-se de uma pesquisa bibliográfica, ou seja, o tema foi desenvolvido a partir da fundamentação teórica de alguns autores renomados que abordam a temática. Desta forma, este estudo proporcionará um olhar mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida das crianças.

Biografía del autor/a

Cícera Gomes Bezerra


 

Citas

ABRAMOVAY, Miriam e KRAMER, Sonia. O Rei está nu: um debate sobre as funções da pré-escola. Cadernos Cedes, São Paulo, v. 1, n. 9, p.27-38, 1984.

ANTUNES, Celso. Jogos Para Bem Ensinar. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

_____. Jogos para a estimulação das múltiplas Inteligências. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

ARCE, Alessandra. O jogo e o desenvolvimento na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Froebel. Cad. CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, 2004.

BASTOS, N. M. G. Introdução à Metodologia do Trabalho Acadêmico.Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental –. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Resolução 196/96 de 10 de outubro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Conselho Nacional de Saúde, Brasília, DF, 10 de out. de 1996.

______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 17 de agosto de 2012.

BETTELHEIM, B. Uma vida boa para seu filho. Rio de janeiro: Campus, 1988.

BROUGÈRE, G. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, T.M. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DELORME, Maria Inês. Nós da Escola. Nº 21, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro/Multirio, 2004.

GOMES, Cleomar Ferreira. Pela porta ou pela janela? Notas etnográficas sobre aludicidade escolar. Cadernos de Educação. Cuiabá, Unic, v-1, p. 85-96, 1997GRAVINA, M. A; SANTAROSA, M. L.; A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. In: CONGRESSO RIBIE, 4., Brasília DF. 1998. Anais... Brasília: Ribie, 1998.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1971.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2006.

KRAMER, Sonia.A Política do Pré-Escolar no Brasil: A Arte do Disfarce. 3. ed. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1987.

MANARIN, Maeli Sorato. A avaliação na educação infantil: o que reflete esse processo. Dissertação de Mestrado. Universidade do Extremo SulCatarinense, UNESC. CRICIÚMA, DEZEMBRO DE 2009.

MARCONI, M; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo-SP: Atlas, 2006.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007.

MORAN, José. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre: UFRGS vol.3, n.1,set./2000

NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. A Educação Pré-Escolar. Fundamentos e Didática. 9. ed. São Paulo: Ática, 1997.

OLIVER, Gabriella Chaves. A importância do brincar na Educação Infantil. Rio de Janeiro: UVA, 2012.

PIAGET, J. A Epistemologia Genética. São Paulo, Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, 3 ed. 1984.

______. Equilibração das Estruturas Cognitivas. Trad. Marion M.S. Penna. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.

ROCHA, Eloisa Acires. A Função Social das Instituições de Educação Infantil. Revista Conteúdo/Escola, 2012.

STRASSACAPA, Hélio. MEC propõe obrigatoriedade da pré-escola e ensino médio. Caderno Vida e Cidadania. Jornal Gazeta do Povo (Ed. online). Matéria publicada em 30/10/2008. Disponível em www.portal.rpc.com.br/gazetadopovo. Acessado em 12/ 05/2012.

STRICK, C. e SMITH, L. Dificuldades de aprendizagem de A a Z - Um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

______. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 1989.

Publicado

2021-01-19

Cómo citar

Bezerra, C. G., Fernandes, E. L., Pereira, J. I., Araujo, B. S., Silva, A. T. V. da, & Carvalho, I. W. da S. (2021). A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Revista Brasileira De Filosofia E História, 10(1), 32–43. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBFH/article/view/8644

Artículos más leídos del mismo autor/a