História da biomedicina na UNIFIP em Patos - Paraíba – Brasil
Palavras-chave:
Curso superior, Ciencias da saudeResumo
O século XX, evidenciou-se pelos grandes avanços tecnológicos que acarretaram transformações significativas para a área da saúde. Consequentemente, a saúde transformou-se em um ramo de competência multidisciplinar exigindo a formação de profissionais dotados de conhecimento amplo e diversificado. Nessa perspectiva, o curso de biomedicina foi criado com o objetivo de formar docentes e pesquisadores para atuar nos variados campos da área da saúde. Destacando deste modo, a formação dos profissionais biomédicos, que ao longo dos anos tornaram-se referência no âmbito de análise clínica e pesquisa científica. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo descrever sobre a história da biomedicina no Brasil. Além disso, traçar o percurso de implantação do curso bacharelado em biomedicina no município de Patos-PB. O presente estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, onde foi realizado uma busca em base de dados oficiais, tais como: Scielo, Bireme. Como também a coleta de dados atualizados do Conselho Federal de Biomedicina. Além do levantamento histórico local onde foram coletados dados fornecidos pelo site da instituição universitária do município de Patos-PB.: Foram selecionados 6 artigos principais para a pesquisa sobre histórico da biomedicina no Brasil. No entanto, não foram encontrados artigos sobre a implantação do curso de biomedicina no município de Patos. Sendo o presente artigo o pioneiro a relatar sobre o assunto da implantação local. Atualmente o curso de biomedicina é considerado um dos cursos promissores na área da saúde no Brasil. Contando com mais de 100 mil profissionais.
Referências
CAMPOS, Francisco Eduardo; MACHADO, Maria Helena; PIERANTONI, Célia Regina. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação, 1993. 181p.
CRBM 1- Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região. Encarte Especial - Revista do Biomédico Publicação oficial Do CRBM 1, Ed.135 , Março-abril/2021. Disponível em: < https://crbm1.gov.br/site2019/wp-content/uploads/2021/05/ Arte_Biomedicina Mundo_L_ bx2.pdf>. Acesso em: 18 de abril de 2023.
CRBM 2- Conselho Regional de Biomedicina 2ª Região. Biomedicina na história: curso da UFPE é o mais antigo do Nordeste e segundo mais antigo do Brasil, Informativo, 2021. Disponível em: https:/crbm2.gov.br/informativo/biomedicina-na-historia-curso-da-ufpe-e-o-mais-antigo-do-nordeste-e-segundo-mais-antigo-do-brasil/. Acesso: 18 de abril de 2023.
CFBM. Conselho Federal de Biomedicina. Presente em mais de 20 países, a Biomedicina é uma das ciências que mais se destaca na área da saúde, 2021. Disponível em: < https://cfbm.gov.br/biomedicina-no-brasil-e-no-mundo>. Acesso: 15 de abril de 2023.
IBGE, Instituto Brasileiro Geográfico de Estatística. Panaroma Atualizado e estimativa populacional de Patos-PB, 2021. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/patos/panorama>. Acesso em: 15 de abril de 2023.
LEMOS, Cristiane Lopes Simão et al. Reflexões sobre as Diretrizes do Curso de Graduação de Biomedicina no Brasil: desafios e potencialidades. CIAIQ2016, v. 1, 2016.
NEVES, Letícia Fernandes Arruda. Aprendizado baseado em problemas, um novo conceito para a formação do designer e a sustentabilidade. Dissertação apresentado com vistas a defesa de Mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Design, linha de pesquisa em Planejamento do Produto, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Bauru. 2010.118p.
NORONHA, Beatriz Prado et al. Expansão do Curso de Biomedicina no Brasil entre os Anos de 1998-2014. Rev. bras. ciênc. saúde, p. 363-370, 2018.
SILVA, Kelly de Oliveira Galvão da; CARDOSO, Alessandra Marques. Breve histórico da Graduação em Biomedicina no Brasil e a existência de disciplinas que a aproxime do sus nas matrizes curriculares do curso em Goiânia-GO. Revista científica da escola estadual de saúde pública de Goiás" Cândido Santiago", v. 1, n. 2, 2015.
TOMASINI, Ana Cristina. Análise do perfil, da trajetória profissional e da produtividade dos egressos do programa de pós-graduação em desenvolvimento regional das faculdades integradas de taquara. Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional, pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). TAQUARA-RS. 2021.124P.
UNIFIP- Centro Universitário de Patos Pb. SITE OFICIAL. História da Instituição, 2023. Disponível: https://unifip.edu.br/pagina/2. Acesso: 17 de abril de 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Karine Karla Alves Gomes, Vanessa Miranda da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.