O POSICIONAMENTO DE PREÇO COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAS EMPRESAS COMERCIAIS DE PAU DOS FERROS-RN
Palabras clave:
Estratégia, Posicionamento, Precificação, Empresa.Resumen
Em um mercado globalizado e dinâmico, a concorrência entre as empresas tornou-se cada vez mais acirrada, e nesse cenário, moldar estratégias para a diferenciação e atrair o consumidor, virou questão de sobrevivência para elas Entre as diversas estratégias utilizadas pelas organizações, o posicionamento de preço configura-se como forte aliado para atrair os clientes, uma vez que detêm de várias técnicas, tais como: utilização de questões psicológicas, posicionamento da marca, oportunidade de compra. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar como o posicionamento de preço contribui para as estratégias das empresas, de modo que consigam atrair os clientes. Para esta análise, utilizou-se a pesquisa exploratória, quantitativa/qualitativa, e o método utilizado para a coleta de dados foi o questionário, pelo qual se investigou o perfil das empresas a fim de que se pudesse verificar as semelhanças que poderiam ser determinantes para responder a problemática, bem como, o posicionamento estratégico de preço, como ele é aplicado, verificando sua aplicabilidade nas empresas comerciais de Pau dos Ferros-RN. Assim, os questionários foram aplicados em 120 estabelecimentos comerciais de diversos segmentos, nos possibilitando verificar cada categoria e o posicionamento de preço, se este foi determinante para o crescimento ou não das vendas, tornando-se muito importante saber posicioná-lo de acordo com o público alvo. O posicionamento de preço é uma ferramenta estratégica fundamental para as empresas buscarem o diferencial competitivo, em que os clientes podem perceber como oportunidade ou barreira a um produto, a partir do preço. Na pesquisa, observou-se que as empresas consideram importante a estratégia de precificação, e que elas estão sempre observando os acontecimentos para formulá-las, apesar de que, em sua grande maioria, os funcionários ou as empresas são familiares e não possuem departamentos responsáveis para a realização dessa atividade, por isso os proprietários formulam ao seu modo e condição, tornando-se não muito eficazes em suas propostas de estratégias.
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Citas
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