O MEIO AMBIENTE E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA CONTEMPORANEIDADE: UM OLHAR CRÍTICO-TRANSVERSAL
Resumen
As discussões associadas ao meio ambiente, partindo das linhas transversais, vão além da expressão de temáticas específicas, dado que tal contigente se insere nas elaborações dialógicas em vista de suas características multidimensionais, revelando a abrangência das perspectivas ambientais nos campos contemporâneos, permeando as interações significativas entre o ser humano e a natureza. Nos âmbitos aplicativos, entende-se que as intervenções e projetos ambientais permeiam variadas contingências estruturais no cenário nacional, envolvendo as atuações direcionais dos diferentes atores sociais, assim como a elaboração e implementação de políticas educacionais diante das contextualizações vigentes, objetivando, acima de tudo, possíveis estruturações no desenvolvimento sustentável-estratégico. Pensando nisso, o estudo em questão discorre sobre as relações entre as propostas transversais em meio ambiente e as implementações das políticas educacionais na contemporaneidade, tendo como base investigativa o modelo crítico, partindo das raízes psicológicas, históricas e educacionais em frente de suas possibilidades metodológicas-científicas. Para tanto, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa como forma de organizar, administrar e construir os diálogos afirmativos a partir das informações e óticas levantadas, valendo-se de artigos científicos, livros especializados e outras produções acadêmicas encontradas nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC como principais formas de pesquisa. Sendo assim, tendo em mente as difusões emergentes do meio ambiente nos campos políticos-educacionais-sociais, expressa-se os demais tópicos do trabalho aqui proposto, lapidando caminhos teórico-práticas diante das constituições críticas, caminhando através das entrelinhas e amplitudes da realidade nacional.
Palavras-chave: Meio Ambiente. Políticas Educacionais. Modelo Crítico. Contemporaneidade.