ORGANIZAÇÃO DE CLASSE E AS DIRETRIZES POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UMA DIALÓGICA CRÍTICA
Resumo
RESUMO: A organização de classe engloba variadas características técnicas-metodológicas em seus sentidos comunicativos, dialógicos e estruturais, servindo de base direcional perante das prerrogativas pedagógicas e direcionais na sala de aula, influindo nas elaborações constitutivas nas entrelinhas instrutivas e relacionais, variando as suas amplitudes por via das contextualizações especificadas. Desse modo, entende-se que os educadores ocupam um lugar central na compreensão e adaptação das políticas e exigências curriculares, organizando os elementos metodológicos e os conteúdos programáticos através das mediações entre as características singularidades do alunato e as planificações objetivadas, considerando as estruturações educativas na atualidade, sobretudo, em suas possíveis contradições. Partindo do supracitado, o presente estudo discorre sobre as relações constitucionais entre a organização de classe e as diretrizes políticas educacionais no contexto nacional, levando consideração da importância participativa dos atores sociais na transformação da realidade educativa, tendo como plano de fundo os modelos críticos em suas exposições investigativas. No contexto da lapidação científica, utilizou-se do método de revisão narrativa como forma de organizar e edificar os elementos levantados, valendo-se produções acadêmicas, a exemplo de artigos científicos e capítulos de livros, encontradas nas bases digitais do Google Acadêmico e Scielo como principais formatações de pesquisa. Portanto, considerando as relações intrínsecas entre as organizações de classe e as políticas educacionais em suas diretrizes atuais, expõem-se os demais tópicos desse trabalho científico, edificando perspectivas críticas-dialógicas perante das contingências educativas-metodológicas nas entrelinhas vivenciais-formativas.
Palavras-chave: Organização de classe. Políticas Educacionais. Pedagogia. Contemporaneidade.