A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE SOCIOJURÍDICA DA INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO FEMINISTA NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE KAROL CONKÁ

Autores

  • Kelvin Wesley de Azevedo
  • Matheus Vinicius de Souto Araújo
  • Francisco das Chagas Bezerra Neto Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências Jurídicas e Socias Unidade Acadêmica de Direito https://orcid.org/0000-0001-9622-206X
  • Clarice Ribeiro Alves Caiana
  • Giliard Cruz Targino

Resumo

O trabalho ora apresentado, possui, como principal objetivo, traçar um panorama a respeito da influência dos ideais feministas na produção musical da cantora e compositora Karol Conká; abordando não apenas o seu conteúdo, mas também o seu papel enquanto instrumento de empoderamento social. Durante décadas, tivemos que lidar com a escassez de ícones femininos na música; principalmente no que diz respeito a pessoas que realmente tivessem a coragem de expor realidades que muitos, infelizmente, fingem não existir. Conká vem realizando essa missão com maestria; não apenas denunciando a marginalização enfrentada por grupos minoritários, mas também se opondo a padrões impostos, desconstruindo preconceitos e conquistando o seu lugar frente a uma sociedade que rejeita a imagem da mulher autônoma, independente. Buscou-se analisar, além do conteúdo das produções, onde o Direito se mostra mais evidente em cada umadelas. Para alcançar o resultado pretendido foi-se utilizada o método bibliográfico, onde a sua fundamentação foi obtida através da leitura de livros e artigos relacionados ao tema proposto, além da análise de letras de canções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Bezerra Neto, Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências Jurídicas e Socias Unidade Acadêmica de Direito


Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, Professor de Geografia do Pré-Vestibular Solidário, Aluno PIBIC do projeto de pesquisa Análise da Evolução do Índice de Desenvolvimento Humano de Sousa-PB, Monitor de Introdução ao Estudo do Direito II na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019). Membro de corpos editoriais da Editora Verde (Grupo Verde de Agroecologia e Abelha - GVAA), nas revistas: Revista Brasileira de Direito e Gestão Pública, Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. É membro dos Grupos de Pesquisa: Abelhas no Semiárido, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, Proteção de Plantas na Agricultura Sustentável. Atuou como: Extensionista e Pesquisador do projeto de extensão Pré-Vestibular Solidário(2018), Monitor de Introdução ao Estudo do Direito I na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG(2019).

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Azevedo, K. W. de, Araújo, M. V. de S., Bezerra Neto, F. das C., Caiana, C. R. A., & Targino, G. C. (2019). A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE SOCIOJURÍDICA DA INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO FEMINISTA NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE KAROL CONKÁ. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 7(4), 22–27. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/RDGP/article/view/7373

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >>