Escolas do campo e práticas agroecológicas alinhadas aos ODS em comunidades rurais de Canindé-CE

Autores

  • Mariana Maria Gomes Sampaio Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Luzenir Paiva Maciel de Abreu Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Raimundo Jackson Nogueira da Silva Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Maria Zilma Sampaio Rocha Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Sângela Maria Pereira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Maria Alexandra Abreu de Sousa Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Gonçalves Marques Rocha Filho Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Patricio Borges Maracaja Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Alan Del Carlos Gomes Chaves

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbdgp.v12i3.11048

Resumo

Por muitos anos, a educação do campo foi negligenciada nas políticas educacionais, o que contribuiu para que crianças e jovens não se reconhecesse como sujeito protagonista de seu processo de formação. Por isso, é essencial promover o sentido de pertencimento do sujeito do campo, integrando os conteúdos da educação ambiental com os princípios da educação do campo. Conhecendo a educação como mecanismos de desenvolvimento social, e, portanto, deve ser conduzida de maneira eficaz, contextualizada e com significado, visando à transformação da sociedade na qual o sujeito está inserido. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo conhecer a escola do campo e o desenvolvimento de práticas agroecológicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entendendo essa realidade nas comunidades rurais de Canindé trazendo como referencias autores como Haydu (2019), Caldart (2015), Souza (2020). Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangendo estudos sobre educação ambiental, educação do campo e suas inter-relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-19

Como Citar

Sampaio, M. M. G., Abreu, L. P. M. de, Silva, R. J. N. da, Medeiros, A. C. de, Rocha , M. Z. S., Santos, S. M. P. dos, Sousa, M. A. A. de, Rocha Filho, G. M., Maracaja, P. B., & Chaves, A. D. C. G. (2024). Escolas do campo e práticas agroecológicas alinhadas aos ODS em comunidades rurais de Canindé-CE. Revista Brasileira De Direito E Gestão Pública, 12(3), 0087–0118. https://doi.org/10.18378/rbdgp.v12i3.11048

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>