Segurança do trabalho na indústria de alimentos: A sinalização como aspecto fundamental

Contenido principal del artículo

Mariana A. Costa
Maria do Carmo A. Braga

Resumen

Este trabalho teve como objetivo abordar e expor questões referentes à segurança nas indústrias de alimentos, destacando a sinalização de segurança. Seu desenvolvimento justifica-se pelo índice elevado de ocorrências de acidentes de trabalho no setor. É comum trabalhos nesta área destacarem a segurança do produto sem enfatizar a segurança inerente ao processamento. No entanto, um alimento seguro é o resultado de uma série de etapas que começa na matéria-prima e termina nas prateleiras dos supermercados, portanto, é imprescindível que se olhe para esta temática com uma visão periférica. Conhecer os principais problemas e desafios enfrentados nas indústrias é do encargo do profissional de alimentos responsável por todas as etapas do processamento e atendimento às exigências do mercado, com segurança. Concluiu-se que o uso de cores na sinalização de segurança, juntamente com o planejamento e monitoramento eficientes dos diferentes espaços, são ferramentas essenciais para diminuição dos riscos de acidentes de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Costa, M. A., & Braga, M. do C. A. (2015). Segurança do trabalho na indústria de alimentos: A sinalização como aspecto fundamental. Revista Brasileira De Agrotecnologia, 5(1), 58–63. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBAGRO/article/view/3846
Sección
Artigos

Citas

ABIA, Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação. <http://www.abia.org.br> Acesso: Agosto/2015.

AMARAL, L.; CEZIMBRA, G.; RODRIGUES, E. F.; DELIBERADOR, L. R.; TSUJI, E. R. MAGARIAN, L. C. FORMIGONI, A. O papel do arranjo físico e da gestão de informações como ferramenta para melhoria da competitividade e desempenho dos processos de uma lavanderia industrial. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, São Paulo, v.12, n.2, 2012.

BORBA, M. Arranjo Físico. Florianópolis: 1998.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria SIT nº. 197, de 17 de dezembro de 2010. NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Disponível em <http://portal.mte.gov.br>. Acesso: Setembro/2015.

FERNANDES, L. S. F.; BUSANELLO, F.; BEIKE, M. L.; POLACINSKI, E. Etapas necessárias para implantação de um sistema de gestão integrado. Semana Internacional das Engenharias da FAHOR. Rio Grande do Sul: FAHOR, 2011.

FERREIRA, M. M.; SOUZA, C. E. S.; RIBEIRO, C. A.; GALDINO, D. B.; RICCI, G. L. Avaliação sobre a prevenção de riscos na atividade de trabalho em prensas. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, SC, Brasil, v.4, n.8, p. 48-68, 2012.

GOBIS, M. A.; CAMPANATTI, R. Os benefícios da aplicação de ferramentas de gestão de qualidade dentro das indústrias do setor alimentício. Revista Hórus, v.6, n.1 (Jan-Mar), 2012.

GUERRA, R. M. A.; MARMENTINI, G. Contribuições de um planejamento estratégico para uma empresa de médio porte produtora de sucos concentrados. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v.1, n.2, p.108-128, Janeiro/Abril – 2014.

OLIVEIRA, U. R.; ROCHA, H. M. Gerenciamento de riscos operacionais em montadoras de veículos. Revista Pretexto, v.15, n.4, p. 27-45, 2014.

PADOVANI, A. Segurança do Trabalho em Indústrias Alimentícias: Uma Abordagem Geral. SOBES, 2009.

REVISTA PROTEÇÃO. Anuário Brasileiro de Proteção 2014. <http://www.protecao.com.br> Acesso: Setembro/2015.

RODRIGUES, L. B.; SANTANA, N. B. Identificação de riscos ocupacionais em uma indústria de sorvetes. UNOPAR Científica Ciências Biológicas e da Saúde, vol. 12, n.3, p.31-38, 2010.

SCHERER, F. V.; URIARTT, S. M. P. O uso da cor em sistemas de sinalização. 12º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-tecnologia: Produto, Informações, Ambiente construído e Transporte. Natal, 2012.

SCRAMIM, F. C. L.; BATALHA, M. O. Planejamento estratégico em pequena indústria: metodologia, aplicação e resultados. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Gramado, ABEPRO, 1997. Disponível em: <http://www.abepro.org.br> Acesso: Outubro/2015.

SESI. Segurança e Saúde para trabalhadores da Indústria da Alimentação. Brasília, 2008.

SILVA, L. C. S.; KOVALESKI, J. L.; GAIA, S. Gestão da qualidade do produto no processo de produção industrial: um estudo de caso em uma indústria de bebidas. Revista de Engenharia e Tecnologia, v.4, n.1, p. 55-67, Abr/2012.

SILVA, W. L. V.; ANDRADE, W. M. Um estudo dos riscos de acidentes no frigorífico. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Salvador, ABEPRO, 2001. Disponível em: <http://www.abepro.org.br> Acesso: Outubro/2015.