DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS E MICRONUTRIENTES EM ÁGUAS MINERAIS COMERCIALIZADAS NO LITORAL AMAZÔNICO BRASILEIRO
Contenido principal del artículo
Resumen
Este estudo teve como objetivo identificar as conformidades das águas minerais naturais comercializadas no munícipio de São Luís, Maranhão, Brasil. Quantificou-se os teores de sódio, potássio, e propriedades físico-químicas em amostras com gás e sem gás comparando os valores obtidos com os descritos nos rótulos fornecidos pelas empresas responsáveis. As análises foram realizadas no Laboratório de Análise Físico-Química de Água da Universidade Federal do Maranhão utilizando a metodologia normas do Instituto Adolf Lutz (2008). Cada amostra foi submetida a análise de sódio, potássio, pH, condutividade, turbidez, nitrato, amônia, cor, ferro, e sólidos totais.
De acordo com as portarias vigentes as amostras encontram dentro dos limites estabelecidos, com exceção ao ferro apresentando valores acima do estabelecido. Quando comparados os valores de sódio e potássio com os rótulos de cada embalagens nenhumas das amostras extrapolam os limites de acordo com a legislação, mas algumas amostras merecem atenção quando se pensarmos no consumo de dois litros necessários ao dia.
Descargas
Detalles del artículo
Termo de cessão de Direitos Autorais