Formação interprofissional durante a pandemia de Covid-19: miradas a partir de uma experiência do Pet-Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i1.10178Resumo
A pandemia de COVID-19 e as medidas sanitárias adotadas impactaram todo o mundo modificando o convívio social e o funcionamento institucional, e não somente pelas vidas ceifadas, mas também pelas alterações nos modos de vida das pessoas e das formas de organização das instituições. O artigo objetiva relatar a experiência vivenciada por um grupo do PET-Saúde/Interprofissionalidade a respeito da formação de acadêmicos e trabalhadoras da área de saúde no período da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma experiência vivenciada em 2020 em uma Instituição de Ensino Federal, desenvolvida por meio de encontros com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Participaram do grupo acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Medicina e Educação Física, docentes de Enfermagem e de Psicologia, e como preceptoras, enfermeiras, psicóloga e assistente social. A problematização ancorada no Arco de Manguerez foi a base referencial para o seu desenvolvimento. Os achados demonstram que houve avanço no entendimento e vivência da teoria e prática, principalmente no que diz respeito às competências colaborativas: Trabalho em equipe e Comunicação interprofissional. Conclui-se que foi possível compreender as demandas do grupo e alinhar conceitos sobre a interprofissionalidade, educação interprofissional e as competências colaborativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Valentina Barbosa da Silva, Ellen de Moraes Guedes, Laísy de Lima Nunes, Márcia Maria Mororó Alves, Juracy Machado Pacífico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess