Implantação do portfólio reflexivo nos programas de residência multiprofissional do Sistema Único de Saúde: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10213Palavras-chave:
Metodologias ativas, Avaliação formativa, ResidentesResumo
Os programas de residência em saúde são de vital importância para o fortalecimento do Sistema único de Saúde, assegurando a formação de profissionais que fomentem os princípios da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto o objetivo do presente trabalho é descrever a implantação e desenvolvimento do portfólio reflexivo como instrumento de aprendizagem e de
Os programas de residência em saúde são de vital importância para o fortalecimento do Sistema único de Saúde, assegurando a formação de profissionais que fomentem os princípios da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto o objetivo do presente trabalho é descrever a implantação e desenvolvimento do portfólio reflexivo como instrumento de aprendizagem e de avaliação formativa. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência acerca da implantação do portfólio reflexivo nos programas de residência multiprofissional em saúde de um hospital de grande porte na cidade de Salvador-BA. A discussão sobre a aplicação do portfólio reflexivo possibilitou a vivência da avaliação formativa a partir da perspectiva mediadora, trazendo novos olhares tanto dos tutores e preceptores, quanto dos próprios residentes/educandos, além disso, a partir de sua aplicação, foi possível promover ajustes nos programas de residência, permitindo melhorias no conteúdo programático. Conclui-se assim, que o portfólio reflexivo é uma metodologia ativa que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação do residente nos campos de prática.
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Referências
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