Implantação do portfólio reflexivo nos programas de residência multiprofissional do Sistema Único de Saúde: relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10213

Palabras clave:

Metodologias ativas, Avaliação formativa, Residentes

Resumen

Os programas de residência em saúde são de vital importância para o fortalecimento do Sistema único de Saúde, assegurando a formação de profissionais que fomentem os princípios da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto o objetivo do presente trabalho é descrever a implantação e desenvolvimento do portfólio reflexivo como instrumento de aprendizagem e de

Os programas de residência em saúde são de vital importância para o fortalecimento do Sistema único de Saúde, assegurando a formação de profissionais que fomentem os princípios da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto o objetivo do presente trabalho é descrever a implantação e desenvolvimento do portfólio reflexivo como instrumento de aprendizagem e de avaliação formativa. Para tanto, foi feito um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência acerca da implantação do portfólio reflexivo nos programas de residência multiprofissional em saúde de um hospital de grande porte na cidade de Salvador-BA. A discussão sobre a aplicação do portfólio reflexivo possibilitou a vivência da avaliação formativa a partir da perspectiva mediadora, trazendo novos olhares tanto dos tutores e preceptores, quanto dos próprios residentes/educandos, além disso, a partir de sua aplicação, foi possível promover ajustes nos programas de residência, permitindo melhorias no conteúdo programático. Conclui-se assim, que o portfólio reflexivo é uma metodologia ativa que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências para atuação do residente nos campos de prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rachel Freire Lima da Silva, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, campus Canela, Salvador, Bahia. Especialista em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde pela Faculdade Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Ana Claúdia Fonseca de Souza, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia, campus Canela, Salvador, Bahia

Mateus Garcia Prado Torres, Universidade Católica do Salvador, Salvador, Bahia

Graduação em Fisioterapoia pela Universidade Católica do Salvador, campus Pituaçu, Salvador, Bahia

Jucilene Pitágoras Sousa Lima, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia- Hospital Geral Roberto Santos

Graduação em Fisioterapia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, campus Brotas, Salvador, Bahia. Especialista em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde pela Faculdade Moinhos de Vento, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Fernanda Crestina Leitenski Delela, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio grande do Sul

Graduação em Odontologia pela Universidade Luterana do Brasil, campus São José, Canoas, Rio Grande do Sul. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio grande do Sul

Citas

BRASIL. Secretaria de Educação Superior. Resolução CNRMS Nº 2, de 13 de abril de 2012. Dispõe sobre Diretrizes Gerais para os Programas de Residência Multiprofissional e em Profissional de Saúde. Diário Oficial da União, 16 abr 2012. Poder Executivo, Brasília, DF; Seção I, p.24-25. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15448-resol-cnrms-n2-13abril-2012&Itemid=30192. Acesso em: 27 ago. 2023.

BOTTI, S. H de O.; REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, v. 32, n. 3, p. 363–373, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-55022008000300011. Acesso em: 27 ago. 2023.

CORDEIRO; F. N. C. S.; SILVA, J. A. C. Portfólio reflexivo: Ferramenta inovadora de avaliação formativa na educação em saúde. REAS, São Paulo, v. 31, e1203, 2019. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/1203. Acesso em: 27 ago. 2023.

FARIA, C. D. DE.; MACHADO, Y. DE J. Análise comparativa: direitos humanos e as leis orgânicas da saúde. Revista Bioética, v. 30, n. 3, p. 558–563, jul. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-80422022303549PT. Acesso em: 27 ago. 2023.

FERRARINI, R.; BEHRENS, M. A.; TORRES, P. L.. Metodologias ativas e portfólios avaliativos: o que dizem as pesquisas no Brasil sobre essa relação? Educação em Revista, v. 38, p. e34179, 2022.

FLOR, T. B. M. et al.. Análise da formação em Programas de Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: perspectiva dos egressos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, n. 1, p. 281–290, jan. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232023281.11292022. Acesso em: 27 ago. 2023.

GOMES, D. F.; MOITA, M. P.; DE OLIVEIRA, L. C.; ARAÚJO DIAS, M. S. de. Avaliação formativa em saúde: uma análise das evidências latino-americanas. Saúde (Santa Maria), [S. l.], v. 47, n. 1, 2021. DOI: 10.5902/2236583465079. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revistasaude/article/view/65079. Acesso em: 29 set. 2023.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Avaliação do rendimento escolar. São Paulo: Fundação para desenvolvimento da educação, p. 51-59, 1994.

JUNGLES, L. A. P; MAGEDANZ, A. Portfólio reflexivo: uma ferramenta na educação profissional. Rev. Signos, ano 39, n. 1, p 287-304, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v39i1a2018.1751. Acesso em: 29 set. 2023.

LAWALL, P. Z. M. et al.. A preceptoria médica em medicina de família e comunidade: uma proposta dialógica com a andragogia. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 47, n. 1, p. e015, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220058. Acesso em: 29 set. 2023.

PAIM, J. S.. Sistema Único de Saúde (SUS) aos 30 anos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 6, p. 1723–1728, jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.09172018. Acesso em 29 ago. 2023.

PASSOS, P. M. et al.. Residência Multiprofissional e Formação para o Sistema Único de Saúde: promoção e autonomia do sujeito. Rev. SBPH, São Paulo , v. 23, n. 2, p. 3-14, dez. 2020. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582020000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 29 ago. 2023.

PEREIRA, M. DOS S. et al.. Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética. Revista Bioética, v. 30, n. 4, p. 725–733, out. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PT. Acesso em 29 ago. 2023.

PEREZ, O.P; CÔRREA, A. K.. Portfólio Reflexivo: desafios para a construção da formação emancipadora na educação superior. Rev. do centro de ciência da educação, v. 39, n. 4, p. 01-21, out/dez 2021. Disponível em: http://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70848. Acesso em 29 ago. 2023.

PIANOVSKI, R. R. R. Portfólios: uma participação mais ativa e reflexiva no ensino de biologia. Vol 1. 2010. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1679-8.pdf. Acesso em 30 ago. 2023.

PICANÇO, C. M. ASSIS; Y. I. S; SOUZA, L. M; ROSSITER, E. L. R. Integrando educação e saúde a partir do programa de residência em enfermagem. In: Gestão, assistência e ensino no hospital geral roberto santos: evidências do cuidado de enfermagem no Sistema Único de Saúde. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019. cap. 18, p. 260- 273.

SANGLARD, L. F. et al.. Active teaching methodologies in health education. Revista gaúcha de odontologia, v. 70, p. e20220050, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-86372022005020220037. Acesso em 01 set. 2023.

SEABRA, A. D. et al.. Metodologias ativas como instrumento de formação acadêmica e científica no ensino em ciências do movimento. Educação e Pesquisa, v. 49, p. e255299, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349255299. Acesso em 01 set. 2023.

SILVA, L. B.. Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. Revista Katálysis, v. 21, n. 1, p. 200–209, jan. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p200. Acesso em 29 ago. 2023.

SOUZA, V. A. DE .; GURGEL, I. G. D.; ALBUQUERQUE, P. C. Residência Multiprofissional em Saúde: (trans)formação para o SUS em comunidades quilombolas. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 32, n. 3, p. e320313, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312022320313. Acesso em 29 ago. 2023.

SORDI, M. R. L. D. et al.. O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, p. 731–742, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1079. Acesso em 29 ago. 2023.

TORRES, R.B.S.; BARRETO I. C. H. C.; FREITAS, R. W. J. F.; EVANGELISTA, A. L. P. State of the art of integrated, multiprofessional and in professional Health area residencies. Interface (Botucatu). 2019; 23:e170691. Disponível em: https://doi.org/10.1590/Interface.170691 Acesso em 29 ago. 2023.

VILLAS BOAS, B. M. F. Avaliação Formativa e Formação de Professores: ainda um Desafio. Linhas Críticas (UnB) v.12, n.22, p.75-90, jun. 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312006000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 30 ago. 2023.

Publicado

2024-04-29

Cómo citar

Silva, R. F. L. da, Souza, A. C. F. de, Torres, M. G. P., Lima, J. P. S., & Delela, F. C. L. (2024). Implantação do portfólio reflexivo nos programas de residência multiprofissional do Sistema Único de Saúde: relato de experiência. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(2), 290–293. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i2.10213

Número

Sección

ARTÍCULOS