Exame clínico objetivo estruturado (OSCE) e one minute preceptor (OMP) em programa de residência multiprofissional em oncologia
Palavras-chave:
Educação em saúde, ferramentas de avaliação, abordagem metodológicaResumo
O estudo busca discorrer sobre as ferramentas de ensino OSCE e OMP e avaliação que se aplicam ao perfil da instituição, as suas vantagens, e propor especificamente a implementação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE) no programa de residência multiprofissional em oncologia do HCE. A escolha de artigos foi realizada nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Dentre os 17 artigos analisados da literatura, de 2009 a 2023, alguns apontam que a simulação clínica é uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem, pois desperta a observação e faz com que os alunos confiem na capacidade de manter diálogos interprofissionais e familiares. As ferramentas de avaliação OSCE e OMP em programas de residência multiprofissional em oncologia são de especial importância, uma vez que proporcionam uma abordagem metodológica rigorosa para avaliar as competências dos residentes em um ambiente simulado, usando situações clínicas reais. A combinação do OSCE e do OMP cria um ambiente de ensino flexível e ajustável, capacitando profissionais de saúde para enfrentar diversos desafios. A padronização e a garantia de qualidade são fundamentais para garantir resultados confiáveis e comparáveis. Em última análise, esses métodos não são apenas ferramentas educacionais; são investimentos no futuro da saúde, promovendo segurança e qualidade.
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