Ensino centrado no residente: experiência do round multidisciplinar como estratégia pedagógica de formação do residente
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10246Resumo
Introdução: Utilizando como estratégia o ensino centrado no residente, houve a construção de uma ação educacional mais adequada para atender à necessidade vivenciada: o “round”, que mostra-se consideravelmente eficaz, aliando teoria e prática, num ambiente com liberdade para troca de experiências, conhecimentos e pareceres próprios de cada área, a fim de alcançar as melhores intervenções. Objetivo: Descrever a implementação do round multidisciplinar, através da construção de estratégias para melhoria do trabalho interdisciplinar e das práticas colaborativas para atendimento dos usuários. Método: Trata-se de estudo do tipo relato de experiência de um hospital filantrópico de grande porte da cidade de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Resultados: No período de março a agosto de 2023, foram realizados encontros semanais de equipe em formato de round multidisciplinar, utilizando a estratégia de ensino centrado no residente. Através das abordagens realizadas identificou-se a importância das discussões direcionadas em equipe para o alcance de metas, tendo estes um impacto direto na qualidade da assistência prestada, no cuidado ao paciente e na melhoria da comunicação efetiva. Conclusão: No âmbito da saúde, a estratégia do round multidisciplinar com o ensino centrado no residente oportunizou a construção de conhecimento com protagonismo e crítica. A atuação da preceptoria favoreceu a construção do saber de forma interdisciplinar, rompendo com o modelo tradicional de ensino, ofertando benefício aos pacientes atendidos, com uma abordagem integrada e personalizada para o tratamento de suas condições de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Célia Regina Araújo dos Santos, Fernanda Benevenuto Costa, Flávia Ribeiro dos Santos Alemães, Maitê Peccini Moreira, Marcele Marchiori Bandeira, Raiani Vicente de Souza Nalim Nalim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess