Perspectivas da implementação de projeto de capacitação continuada em neuroeducação para o rastreamento precoce de transtornos do neurodesenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10314

Resumo

O aumento das taxas diagnósticas de Transtornos do Neurodesenvolvimento exige uma resposta do ambiente escolar. O Programa de Capacitação Continuada em Neuroeducação (PCCN), por meio da Escala de Rastreamento Rady e Borges (ERRB), permite a identificação precoce de estudantes com potencial diagnóstico. Esta ferramenta, desenvolvida para educadores, visa construir um histórico clínico, avaliar o desempenho escolar, estabelecer padrões comportamentais e mensurar o desenvolvimento do aluno. As informações coletadas permitem comparações entre casos e garante uma abordagem científica na avaliação dos estudantes. A implementação da escala ERRB contribui para uma comunicação mais eficaz com as famílias, otimização das intervenções pedagógicas e criação de ambientes mais propícios ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Ferramentas de rastreamento, como a escala ERRB, são essenciais no diagnóstico precoce de transtornos de neurodesenvolvimento. Sua aplicação possibilita uma triagem sistemática, permitindo intervenções mais assertivas. Além disso, facilita a colaboração entre educadores e profissionais de saúde, consolidando uma abordagem integrada e eficaz, atendendo às necessidades de cada aluno. No contexto escolar, a falta de inclusão adequada de alunos com Transtornos de Neurodesenvolvimento pode prejudicar não apenas o desenvolvimento individual, mas também o coletivo. Tais impactos podem refletir nas esferas educacionais, sociais e emocionais, reforçando desigualdades e limitando futuras oportunidades profissionais. Assim, garantir ambientes escolares inclusivos, munidos de ferramentas eficazes de identificação e intervenção, torna-se essencial para o desenvolvimento pleno do aluno e o cumprimento dos princípios de equidade e integridade na educação.

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Publicado

2024-01-10

Como Citar

Dirceu, C. R. N., Bento, J. F. B., Silva, L. N. D. da, & Alvino, M. J. R. (2024). Perspectivas da implementação de projeto de capacitação continuada em neuroeducação para o rastreamento precoce de transtornos do neurodesenvolvimento. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 13(4), 951–960. https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10314

Edição

Seção

Artigos