Perspectivas da implementação de projeto de capacitação continuada em neuroeducação para o rastreamento precoce de transtornos do neurodesenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v13i4.10314Resumo
O aumento das taxas diagnósticas de Transtornos do Neurodesenvolvimento exige uma resposta do ambiente escolar. O Programa de Capacitação Continuada em Neuroeducação (PCCN), por meio da Escala de Rastreamento Rady e Borges (ERRB), permite a identificação precoce de estudantes com potencial diagnóstico. Esta ferramenta, desenvolvida para educadores, visa construir um histórico clínico, avaliar o desempenho escolar, estabelecer padrões comportamentais e mensurar o desenvolvimento do aluno. As informações coletadas permitem comparações entre casos e garante uma abordagem científica na avaliação dos estudantes. A implementação da escala ERRB contribui para uma comunicação mais eficaz com as famílias, otimização das intervenções pedagógicas e criação de ambientes mais propícios ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Ferramentas de rastreamento, como a escala ERRB, são essenciais no diagnóstico precoce de transtornos de neurodesenvolvimento. Sua aplicação possibilita uma triagem sistemática, permitindo intervenções mais assertivas. Além disso, facilita a colaboração entre educadores e profissionais de saúde, consolidando uma abordagem integrada e eficaz, atendendo às necessidades de cada aluno. No contexto escolar, a falta de inclusão adequada de alunos com Transtornos de Neurodesenvolvimento pode prejudicar não apenas o desenvolvimento individual, mas também o coletivo. Tais impactos podem refletir nas esferas educacionais, sociais e emocionais, reforçando desigualdades e limitando futuras oportunidades profissionais. Assim, garantir ambientes escolares inclusivos, munidos de ferramentas eficazes de identificação e intervenção, torna-se essencial para o desenvolvimento pleno do aluno e o cumprimento dos princípios de equidade e integridade na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Rady Nardini Dirceu, João Fellipe Borges Bento, Lucas Nogueira Dantas da Silva, Maria Jucineide Ribeiro Alvino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess