Ações educativas na prevenção do câncer de colo do útero no município de Presidente Kennedy-ES: análise da assistência sob o olhar das políticas de saúde da mulher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10442

Palavras-chave:

Câncer de colo do útero, Sistemas de Informações em Saúde, Comportamento em saúde, Prevenção

Resumo

Causado pela infecção persistente do vírus do papiloma humano (HPV), e segundo tipo mais frequente em mulheres, o câncer de colo do útero é uma das doenças malignas mais comuns em todo mundo. Tido pela Organização Mundial da Saúde como uma doença sexualmente transmissível e evitável, o tratamento perde sua eficácia nos casos em que o diagnóstico é tardio, favorecendo a morbimortalidade da população afetada, fenômeno que pode ser explicado pela falta de acompanhamento e os estigmas culturais que ainda acompanham o exame citológico. Tem-se como objetivo analisar as ações de educação em saúde desenvolvidas pelo profissional enfermeiro frente à prevenção do câncer de colo do útero sob a perspectiva da política de promoção da saúde. Assim, trata-se de um estudo qualitativo realizado no município de Presidente Kennedy-ES tendo como participantes mulheres cadastradas nas suas Estratégias de Saúde da Família (ESF). A coleta de dados deu-se por meio de entrevista semiestruturada e a organização através da análise de conteúdo segundo Bardin. Foram entrevistadas 11 enfermeiras e 60 mulheres cadastradas no sistema de saúde e atendidas pelas ESFs do município. Pôde-se depreender das entrevistas uma persistência na baixa adesão de um contingente que ainda se esquiva dos procedimentos preventivos pela falta de conhecimento e estigmas culturais que as impedem de utilizar o sistema de saúde. Conclui-se que o município busca trabalhar conforme as políticas de promoção da saúde, entretanto evidencia-se a necessidade de ampliação de discussões sobre o tema, junto a gestores e profissionais da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Andrade Pontes, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Espírito Santo

Mestranda em Políticas Publicas e Desenvolvimento Local - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória- EMESCAM. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Salgado de Oliveira UNIVERSO (2004), Especialização em Enfermagem do Trabalho (2005), Especialização em Atenção Primaria a Saúde (2010) e Espacialização em Urgência e Emergência em Enfermagem (2019). Atualmente atua como Enfermeira na UPA em Marataízes - ES e na Estratégia de Saúde da Família no município de Presidente Kennedy - ES. Tem maior experiência nesta última área que atua desde 2004. Atualmente mestranda em Politicas Públicas e Desenvolvimento Local-Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória- EMESCAM.

Pamela Rodrigues Pereira, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória , Espírito Santo

Graduanda no 7 período de enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), por meio de bolsa no programa Nossa Bolsa (governo do estado do espírito santo); Ensino médio completo na EEEFM Professora Aleyde Cosme em 2019. Parte da organização de diversos eventos científicos e acadêmicos como: o III encontro internacional de ciência, tecnologia e inovação/ XI jornada de iniciação científica, tecnológica e inovação e o congresso capixaba de enfermagem. Membro suplente do núcleo acadêmico de enfermagem da emescam. Diretora científica da liga acadêmica de enfermagem em urgência e emergência. Autora do trabalho "A influência do descarte do colostro humano e a administração precoce de pré-lácteos na saúde da criança" e do capítulo de livro "O ser social e a humanização: a despersonificação da mulher durante o parto e puerpério". Bolsista de iniciação científica com o tema "Preconceitos estruturais na sociedade atual: construção de uma cartilha educativa para promoção da educação em saúde" e atual monitora do laboratório de escrita científica da EMESCAM.

José Lucas Souza Ramos, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória , Espírito Santo

Doutorando (Ciências Médicas - Educação e Saúde) e Mestre em Ciências (Obstetrícia e Ginecologia) (202) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Gestão de Serviços de Saúde com Ênfase em Programas de Saúde da Família pela Faculdade Brasileira Univix (2019). Enfermeiro pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM (2017). Professor do Curso de Enfermagem e da Pós-graduação Lato Sensu da EMESCAM e Tutor da Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos do ICEPi - Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde da Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Espírito Santo. 

Italla Maria Pinheiro Bezerra, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória , Espírito Santo

Bolsista Produtividade pela Fapes/2023 - 2025.Pesquisadora com ênfase em políticas públicas, saúde, ciclos de vida e determinantes sociais de saúde, com formação em Serviço Social e em Enfermagem. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo EACH-USP com foco nas tecnologias e saúde e pela Universidade Federal de Uberlândia, com foco epidemiologia e saúde. Doutorado em Ciências (área de concentração: saúde Coletiva) pela Faculdade de Medicina do ABC (2015) e Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Coordenadora e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Politicas Públicas e Desenvolvimento Local da EMESCAM. Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES (EMESCAM). Membro da equipe de assessoramento da FAPES.

Referências

AL-AZRI, Mohammed. Delay in cancer diagnosis: causes and possible solutions. Oman Med J. 2016; 31(5): p.325-6. doi: 10.5001/omj.2016.65

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento. Brasília: Ministério da Saúde; 2013. 95p. Livroilus tab. (Série A. Normas e manuais técnicos. Cadernos de Atenção Primária; n. 29).

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. Brasília: Ministério da Saúde, 2. Ed. 2013. 124p.: il. (Cadernos de Atenção Básica (CAB), n.13).

BRUNI, Laia; BARRIONUEVO-ROSAS, Leslie; ALBERO, Ginesa. et al. ICO Information Center on HPV and Cancer (HPV Information Center). Human Papillomavirus and related diseases in the world. Summary Report December, 2016.

CARNEIRO, Cláudia Priscila. et al. O Papel do enfermeiro frente ao câncer de colo uterino. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 35, Suppl. 1, p. 1-9, 2019.

COMPAORE, Salomon; OUEDRAOGO, Carlos; KOANDA, Seni. Barriers to Cervical Cancer Screening in Burkina Faso: Needs for Patient and Professional Education. Journal of cancer education: the official journal of the American Association for Cancer Education, 31(4), p.760–766, 2016.

CUNHA, Ervania Soares da. Assistência de enfermagem na prevenção do câncer de colo uterino. FACIDER Revista Científica, (9), p.1-16, 2016.

DANTAS, Cilene Nunes; ENDERS, Bertha; SALVADOR, Pétala Tuane. O. Experiência da enfermeira na prevenção do câncer cérvico-uterino. Rev Baiana Saúde Pública. 2011; 35(3): p.646-60. DOI: 10.22278/2318-2660.2011. v.35. n.3.a284

FEITOSA, Wanessa Freitas; DA SILVA, Michelly Glenda; DA SILVA AGUIAR, Letícia Rodrigues, et al. Prevenção de câncer de colo uterino: uma experiência na unidade básica de saúde. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, 2014; (1), p.2435-2446.

GEORGE, Jisa. Factors influencing utilization of cervical cancer screening services among women - A cross sectional survey. Clinical Epidemiology and Global Health 11, 2021, 100752.

HANNA, Timothy; KING, Will; THIBODEAU, Stephane. et al. Mortality due to cancer treatment delay: systematic review and meta-analysis. BMJ. 2020; 371: m4087. doi: 10.1136/bmj.m4087

HUCHKO, Megan; KAHN, James; SMITH, Jennifer. et al. Study protocol for a cluster-randomized trial to compare human papillomavirus based cervical cancer screening in community-health campaigns versus health facilities in western Kenya. BMC Cancer. 2017; 17(1): p.1–12.

INCA. Estimativa 2020: incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//

INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. 2. ed. rev. atua. Rio de Janeiro: INCA; 2016. 114p.

JORGE, Roberta Jeane; DIÓGENES, Maria Albertina; MENDONÇA, Francisco Antônio. et al. Exame Papanicolaou: sentimentos relatados por profissionais de enfermagem ao se submeterem a esse exame. Cien Saude Colet. 2011; 16(5): p.2443-51.

LEITE, Airton Cesar; SILVA, Mariana Pereira; ALVES, Rayssa Stéfani. et al. Duties of nurses in screening for cervical cancer in patients seen at the Basic Health Unit. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e65191110190, 2020.

MALTA, Deborah Carvalho; GOMES, Crizian Saar; SILVA, Alanna Gomes. et al. Uso dos serviços de saúde e adesão ao distanciamento social por adultos com doenças crônicas na pandemia de COVID-19, Brasil, 2020. Ciênc Saúde Colet. 2021; 26(7): p.2833-42. doi: 10.1590/1413-81232021267.00602021

MELO, Maria Carmen Simões; VILELA, Franciane; SALIMENA Anna Maria et al. O enfermeiro na prevenção do câncer do colo do útero: o cotidiano da atenção primária. Rev. Bras. Cancerol. (Online), 2012; p.389-398.

PAIVA, Anísia Regina; NUNES, Pâmela Beatriz; VALE, Geórgia Maria. et al. O enfermeiro da atenção básica na prevenção do câncer do colo do útero: revisão integrativa. Rev UNINGÁ, 2017.

RAINE, Rosalind; FITZPATRICK, Raio; BARRATT, Helen. et al. Challenges, solutions and future directions in the evaluation of service innovations in health care and public health. Health Services and Delivery Researc 4: 16, 2016.

SANTOS, Laís Marina; LIMA, Ana Karla. Câncer de colo do útero: papel do enfermeiro na prevenção e detecção precoce dessa neoplasia na atenção básica. Temas em Saúde, v. 16, n. 3, p. 463-475, 2019.

SAHASRABUDDHE, Vikrante; PARHAM, Groesbek; MULINDI, Mwanahamuntu et al. Cervical cancer prevention in low-and middle-income countries: feasible, affordable, essential. Canc Prev Res. 2018, 5(1): p.11-17.

SILVA, Simone Macedo. (2013) Atuação do enfermeiro de PSF no processo da realização do papanicolaou. Congresso Brasileiro de Medicina Família e Comunidade. 12 (405).

SINGH Sandeep; BADAYA Sorabh. Factors influencing uptake of cervical cancer screening among women in India: a hospital based pilot study. J Community Med Health Educ. 2012; 2 (157).

TOMASI, Elaine; OLIVEIRA, Talita Fischer; FERNANDES, Pedro Agner. et al. (2015). Estrutura e processo de trabalho na prevenção do câncer de colo de útero na Atenção Básica à Saúde no Brasil: Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – PMAQ. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 15(2), p.171-180.

WHO. World Health Organization. Global strategy to accelerate the elimination of cervical cancer as a public health problem, vol.52; 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-21

Como Citar

Pontes, M. A., Pereira, P. R., Ramos, J. L. S., & Bezerra, I. M. P. (2024). Ações educativas na prevenção do câncer de colo do útero no município de Presidente Kennedy-ES: análise da assistência sob o olhar das políticas de saúde da mulher . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(3), 469–476. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.10442

Edição

Seção

Artigos