Conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.11043Palavras-chave:
Educação, Ensino fundamental e médio., Plantas MedicinaisResumo
As plantas medicinais fazem parte da história da humanidade e são utilizadas para os mais diversos tratamentos, contudo, percebe-se que essa prática que passa de uma geração para outra, acaba sendo pouco aproveitada pelos jovens, principalmente, pelas crianças e adolescentes que fazem parte do ensino fundamental. Diante dessa problemática, o estudo objetivou realizar uma revisão integrativa focando no conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais. A metodologia trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados do Portal Capes Periódicos e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), durante o mês de setembro de 2024. A coleta de dados utilizou os descritores: Educação. Ensino Fundamental. Plantas Medicinais. Os cruzamentos ocorreram mediante a utilização do descritor booleano and. A pergunta norteadora foi: Qual o conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais? Os critérios de inclusão para compor a revisão integrativa foram: artigos científicos, monografias, dissertações e teses que contemplassem a temática do estudo, que fossem escritos em língua portuguesa, possuíam acesso gratuito e fossem publicados nos últimos 5 anos, ou seja, de 2019 a 2024. Os resultados foram encontrados em duas bases de dados distintas, foram elas: na BDTD foram encontradas 44 dissertações e teses, após passar pelos critérios estabelecidos na revisão integrativa restaram 13 estudos e, destes, foram selecionadas 5 dissertações; no Portal Capes identificou-se 49 pesquisas, após aplicação dos critérios de inclusão esse total caiu para 27 e desse total fizeram parte da pesquisa apenas 5 artigos científicos. Dos 10 artigos selecionados para a revisão integrativa, 5 foram dissertações e 5 são artigos científicos, publicados entre os anos de 2019 e 2023. Conclui-se que há um bom material que apresenta o tema e que apesar de haverem algumas dificuldades com relação ao ensino das plantas medicinais para os alunos do ensino fundamental e até interesse dos mesmos, nota-se que os professores, principalmente da disciplina de Ciências, buscam introduzir essa temática das mais diversas formas, como a construção de hortas e sensibilização quanto a importâncias das práticas voltadas a preservação ambiental.
Downloads
Referências
ALBANO, Wladimyr Matos; SANTOS, Marcelo Guerra; BASTOS, Wagner Gonçalves. Plantas medicinais e o ensino de Ciências Naturais. Contexto & Educação, n. 120, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/376530486_Plantas_medicinais_e_o_ensino_de_Ciencias_Naturais/fulltext/657c4788fc4b416622c9a476/Plantas-medicinais-e-o-ensino-de-Ciencias-Naturais.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
AQUINO, Kalliandra Bruna Mendes Nogueira de; DANTAS FILHO, Jerônimo Vieira; SCHONS, Sandro de Vargas. Plantas Medicinais no Ensino Médio: práticas pedagógicas que buscam relacionar o conhecimento científico ao conhecimento popular de alunos. Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS, v. 13, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs. Acesso em: 31 ago. 2024.
BARBOSA, Francisca de Brito; SILVA, Maria Do Socorro Ataíde da. O estudo de plantas medicinais no ensino fundamental: valorização dos conhecimentos empíricos e científicos acerca da Aloe vera, por meio da comparação de metodologias de ensino. 2015. 58p. Monografia (Graduação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Santo Antonio do Tauá, 2015. Disponível em: https://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1072/3/O%20estudo%20de%20plantas%20medicinais%20no%20ensino%20fundamental%20valoriza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20conhecimentos%20emp%C3%ADricos%20e%20cient%C3%ADficos%20acerca%20da%20Aloe%20vera%20por%20meio%20da%20compara%C3%A7%C3%A3o%20de%20metodologias%20de%20ensino.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.
BASSO, Eloisa. O ensino de ciências com base em plantas medicinais para estudantes do ensino fundamental. 2021. 270p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, 2021.
BONIL, Larissa Nunes; BUENO, Sílvia Messias. Plantas medicinais: benefícios e malefícios. 2017. Disponível em: http://unilago.edu.br/revista-medicina/artigo/2017/10-plantas-medicinais-beneficios-e-maleficios.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.
BRANDÃO, Gelciane da Silva; AGUIAR, José Vicente de Souza; VASCONCELOS, Naiara Batista de. Percepção: articulação das plantas medicinais ao ensino de ciências. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 3, 2018. Disponível em: https://portal.amelica.org/ameli/journal/437/4372089010/4372089010.pdf. Acesso em: 14 set. 2024.
BRASIL. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente. Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. São Paulo: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.
COSTA, Walkiria Nádja Oliveira Correia da. Plantas medicinais como potencialidades pedagógicas no ensino de Ciências e na Educação Ambiental. 2016. 91p. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife, 2016. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/45/Plantas%20medicinais%20como%20potencialidades%20pedag%c3%b3gicas%20no%20ensino%20de%20ci%c3%aancias%20e%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20ambiental.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 set. 2024.
DAMACENO, Ivani Vieira et al. O estudo de plantas medicinais no ensino fundamental: práticas metodológicas para a construção do conhecimento e resgate dos saberes culturais. DELOS: Desarrollo Local Sostenible, Curitiba, v. 16, n. 48, p. 3073-3091, 2023.
FERNANDES FILHO, A., JÚNIOR, J. F. L., DA SILVA, R. A., DE MEDEIROS, A. C., & MARACAJA, P. B.. Sustentabilidade na produção de plantas medicinais: práticas sustentáveis na agricultura familiar em Cajazeiras PB: Sustainability in the production of medicinal plants: sustainable practices in family farming in Cajazeiras PB. Revista Coopex., 15(3), 5720-5731. (2024)
FREIRE, Ana Paula da Silva. Utilização de plantas medicinais como ferramenta no ensino de botânica em uma Escola do Ensino Médio, Pedro II, Piauí, Brasil. 2019. 135p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Piauí. Teresina, 2019. Disponível em: https://www.profbio.ufmg.br/wp-content/uploads/2020/12/TCM-ANA-PAULA-DA-SILVA-FREIRE.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.
FERREIRA, Emília Gabriela Santos et al. Plantas Medicinais: uma estratégia na educação em saúde infanto-juvenil. Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 13, out., 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1178. Acesso em: 13 set. 2024.
JALES, Joyce Crislayne; SILVA, Clécio Danilo Dias da; ALMEIDA, Lúcia Maria de. A relação entre o uso das plantas medicinais e saúde na percepção de estudantes do ensino fundamental. Revista Macambira, Serrinha, v. 7, n. 1, Jan.-Dez., 2023. Disponível em: https://revista.lapprudes.net/RM/article/view/777/892. Acesso em: 23 set. 2024.
KORCZOVEI, Silvia Raquel Martini; ROMAGNOLO, Mariza Barion. Plantas Medicinais: valorização e preservação do conhecimento popular associado ao conhecimento científico. Cadernos PDE [Artigos], 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_cien_artigo_silvia_raquel_martini_korczovei.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024.
MELO FILHO, J. S., VÉRAS, M. L. M., DE MELO, U. A., ALVES, L. D. S., & MARACAJÁ, P. B.. O etnoconhecimento das plantas medicinais no município de catolé do rocha-PB. Revista Terceiro Incluído, 6(1), 129-137. (2016)
MENEZES, Eloá Aragão. A botânica no ensino fundamental I: análise de livros didáticos e desenvolvimento de atividades visando à produção de um guia de práticas sobre o reino vegetal. 2021. 161p. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) –Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/19779/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Elo%c3%a1%20Arag%c3%a3o%20Menezes%20-%202021%20-%20Completa.pdf. Acesso em: 22 set. 2024.
MORO, Carla Fabiana Silveira. Etnobotânica como estratégia para o ensino das plantas: travessia de saberes cotidianos e científicos no ensino fundamental. 2020. 136p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Franciscana. Santa Maria, 2020. Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/912/5/Dissertacao_CarlaFabianaSilveiraMoro.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.
MOURA, lya de Queiroz Ribeiro et al. O estudo de plantas medicinais no ensino fundamental. VIII ENEBIO – Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enebio/2021/CEGO_TRABALHO_EV139_MD1_SA23_ID418_30032020103126.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.
OLIVEIRA, Idelson Pereira de et al. Conhecimento de plantas medicinais e relação com o ambiente por alunos de duas escolas de Ensino Fundamental do Município de Viçosa do Ceará, Ceará. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 11, n. 1, p. 81-93, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9371/7643. Acesso em: 12 set. 2024.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf. Acesso em: 22 set. 2024.
REIS, Geilson de Arruda. Aprendizagem em educação ambiental no contexto escolar: a compreensão de estudantes do ensino fundamental. 2020. 143p. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Vale do Taquari. Lajeado, 2020. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/ed967fe0-132b-4380-8a62-04a364c4be7b/content. Acesso em: 22 set. 2024.
ROCHA, Luiz Paulo Bezerra da et al. Uso de plantas medicinais: Histórico e relevância. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, 2021.
RODRIGUES, Ketlin Fernanda et al. Conhecimento sobre plantas medicinais de estudantes de ensino fundamental de duas escolas. Revbea – Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 204-218, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9685/7247. Acesso em: 23 set. 2024.
SANTANA, Daiane Moura de. Sequência didática para o ensino de ciências no ensino fundamental II: contribuições teórico-práticas para educação ambiental na caatinga. 2020. 127p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2020. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1511#preview-link0. Acesso em: 22 set. 2024.
SANTOS, Bruna Bertoloni dos; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Plantas medicinais na escola: uma experiência com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, v. 10, n. 5, p. 271-290, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1940/1180. Acesso em: 23 set. 2024.
SGANZERLA, Francieli Luana et al. Plantas medicinais no ensino de ciências: uma revisão sistemática. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 29, 2024.
SILVA, Silvia André Oliveira da; LAMBACH, Marcelo. Sequência didática para o ensino de Botânica utilizando plantas medicinais. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2168-1.pdf. Acesso em: 12 set. 2024.
SILVA, Dayana Ferreira da; SANTOS, Marcelo Guerra. Plantas medicinais, conhecimento local e ensino de botânica: uma experiência no ensino fundamental. Revista Ciências & Ideias, v. 8, n. 2, maio/ago., 2017. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/679/524. Acesso em: 12 set. 2024.
SONAGLIO, Rafaele Garcia et al. Promoção da saúde: revisão integrativa sobre conceitos e experiências no Brasil. Journal of Nursing and Health, v. 9, n. 3, 2019. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/12/1047304/8.pdf. Acesso em: 17 set. 2024.
SOUZA, Silvia Pantoja de et al. Plantas Medicinais e Saberes Populares na Educação Ambiental em uma Escola Municipal de Parintins-AM. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 26634-26643, mar., 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26435/20958. Acesso em: 23 set. 2024.
SOUSA, V. F. O, BANDEIRA, A. S., RIBEIRO, M. D. S., DOS SANTOS, J. J. F., DOS SANTOS, G. L., DA SILVA, R. A., MARACAJA, P. B... & Costa, J. E.. Uso de fitoterápicos na cura de enfermidades em animais no Semiárido Paraibano. Research, Society and Development, 9(7), e261974040-e261974040. 2020.
SOUZA, F. J. C., de CASTRO, A. P., da SILVA, N. I. S., de Barros Carvalho, A., Benício, T. M. A., de Medeiros, F. F., ... & Maracaja, P. B. Atividade antimicrobiana da jurema preta (Mimosa tenuiflora (Wild) Poir.). Revista Coopex., 14(3), 2336-2362. . 2023.
XAVIER, Reinato Andrade Temb; LIMA, Renato Abreu; CAMPOS, Milton César Costa. Educação em saúde: a percepção ambiental e o resgate histórico de plantas medicinais no Brasil. Revista Valore, Volta Redonda, v. 7, 2022. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/999/923. Acesso em: 12 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Darismar Afonso Querino Alves, Antonio Fernandes Filho, Wyara Ferreira Melo, Marineide de Souza Lopes, Maria Michele Venancio, Alan Del Carlos Gomes Chaves, Aline Carla de Medeiros, Patricio Borges Maracaja
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cess