Conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais

Autores

  • Darismar Afonso Querino Alves Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Antonio Fernandes Filho Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Wyara Ferreira Melo Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Marineide de Souza Lopes Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Maria Michele Venancio Escola da Ciencia da Saude de Patos – ECISA/UNIFIP
  • Alan Del Carlos Gomes Chaves Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB https://orcid.org/0000-0002-0161-3541
  • Patricio Borges Maracaja Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.11043

Palavras-chave:

Educação, Ensino fundamental e médio., Plantas Medicinais

Resumo

As plantas medicinais fazem parte da história da humanidade e são utilizadas para os mais diversos tratamentos, contudo, percebe-se que essa prática que passa de uma geração para outra, acaba sendo pouco aproveitada pelos jovens, principalmente, pelas crianças e adolescentes que fazem parte do ensino fundamental. Diante dessa problemática, o estudo objetivou realizar uma revisão integrativa focando no conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais. A metodologia trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados do Portal Capes Periódicos e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), durante o mês de setembro de 2024. A coleta de dados utilizou os descritores: Educação. Ensino Fundamental. Plantas Medicinais. Os cruzamentos ocorreram mediante a utilização do descritor booleano and. A pergunta norteadora foi: Qual o conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais? Os critérios de inclusão para compor a revisão integrativa foram: artigos científicos, monografias, dissertações e teses que contemplassem a temática do estudo, que fossem escritos em língua portuguesa, possuíam acesso gratuito e fossem publicados nos últimos 5 anos, ou seja, de 2019 a 2024. Os resultados foram encontrados em duas bases de dados distintas, foram elas: na BDTD foram encontradas 44 dissertações e teses, após passar pelos critérios estabelecidos na revisão integrativa restaram 13 estudos e, destes, foram selecionadas 5 dissertações; no Portal Capes identificou-se 49 pesquisas, após aplicação dos critérios de inclusão esse total caiu para 27 e desse total fizeram parte da pesquisa apenas 5 artigos científicos. Dos 10 artigos selecionados para a revisão integrativa, 5 foram dissertações e 5 são artigos científicos, publicados entre os anos de 2019 e 2023. Conclui-se que há um bom material que apresenta o tema e que apesar de haverem algumas dificuldades com relação ao ensino das plantas medicinais para os alunos do ensino fundamental e até interesse dos mesmos, nota-se que os professores, principalmente da disciplina de Ciências, buscam introduzir essa temática das mais diversas formas, como a construção de hortas e sensibilização quanto a importâncias das práticas voltadas a preservação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande PPGGSA - CCTA - UFCG - Pombal - PB

Possui Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA/UNAVIDA, concluído em 2008; Curso de Especialização e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestrado em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014, é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos pela UFCG- Campina Grande/PB. Atua como pesquisadora junto ao CCTA/UFCG/GVAA- Grupo Verde de Agroecologia e Abelha-Pombal-PB (sob orientação dos professores: Prof. D. Sc. Patrício Borges Maracajá e a Prof. D. Sc. Líbia de Sousa Conrado Oliveira). 

Referências

ALBANO, Wladimyr Matos; SANTOS, Marcelo Guerra; BASTOS, Wagner Gonçalves. Plantas medicinais e o ensino de Ciências Naturais. Contexto & Educação, n. 120, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/376530486_Plantas_medicinais_e_o_ensino_de_Ciencias_Naturais/fulltext/657c4788fc4b416622c9a476/Plantas-medicinais-e-o-ensino-de-Ciencias-Naturais.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.

AQUINO, Kalliandra Bruna Mendes Nogueira de; DANTAS FILHO, Jerônimo Vieira; SCHONS, Sandro de Vargas. Plantas Medicinais no Ensino Médio: práticas pedagógicas que buscam relacionar o conhecimento científico ao conhecimento popular de alunos. Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS, v. 13, n. 2, 2023. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs. Acesso em: 31 ago. 2024.

BARBOSA, Francisca de Brito; SILVA, Maria Do Socorro Ataíde da. O estudo de plantas medicinais no ensino fundamental: valorização dos conhecimentos empíricos e científicos acerca da Aloe vera, por meio da comparação de metodologias de ensino. 2015. 58p. Monografia (Graduação) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Santo Antonio do Tauá, 2015. Disponível em: https://bdta.ufra.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1072/3/O%20estudo%20de%20plantas%20medicinais%20no%20ensino%20fundamental%20valoriza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20conhecimentos%20emp%C3%ADricos%20e%20cient%C3%ADficos%20acerca%20da%20Aloe%20vera%20por%20meio%20da%20compara%C3%A7%C3%A3o%20de%20metodologias%20de%20ensino.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.

BASSO, Eloisa. O ensino de ciências com base em plantas medicinais para estudantes do ensino fundamental. 2021. 270p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, 2021.

BONIL, Larissa Nunes; BUENO, Sílvia Messias. Plantas medicinais: benefícios e malefícios. 2017. Disponível em: http://unilago.edu.br/revista-medicina/artigo/2017/10-plantas-medicinais-beneficios-e-maleficios.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.

BRANDÃO, Gelciane da Silva; AGUIAR, José Vicente de Souza; VASCONCELOS, Naiara Batista de. Percepção: articulação das plantas medicinais ao ensino de ciências. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 6, n. 3, 2018. Disponível em: https://portal.amelica.org/ameli/journal/437/4372089010/4372089010.pdf. Acesso em: 14 set. 2024.

BRASIL. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente. Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. São Paulo: Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf. Acesso em: 20 set. 2024.

COSTA, Walkiria Nádja Oliveira Correia da. Plantas medicinais como potencialidades pedagógicas no ensino de Ciências e na Educação Ambiental. 2016. 91p. Dissertação (Mestrado) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Recife, 2016. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/45/Plantas%20medicinais%20como%20potencialidades%20pedag%c3%b3gicas%20no%20ensino%20de%20ci%c3%aancias%20e%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20ambiental.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 set. 2024.

DAMACENO, Ivani Vieira et al. O estudo de plantas medicinais no ensino fundamental: práticas metodológicas para a construção do conhecimento e resgate dos saberes culturais. DELOS: Desarrollo Local Sostenible, Curitiba, v. 16, n. 48, p. 3073-3091, 2023.

FERNANDES FILHO, A., JÚNIOR, J. F. L., DA SILVA, R. A., DE MEDEIROS, A. C., & MARACAJA, P. B.. Sustentabilidade na produção de plantas medicinais: práticas sustentáveis na agricultura familiar em Cajazeiras PB: Sustainability in the production of medicinal plants: sustainable practices in family farming in Cajazeiras PB. Revista Coopex., 15(3), 5720-5731. (2024)

FREIRE, Ana Paula da Silva. Utilização de plantas medicinais como ferramenta no ensino de botânica em uma Escola do Ensino Médio, Pedro II, Piauí, Brasil. 2019. 135p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Piauí. Teresina, 2019. Disponível em: https://www.profbio.ufmg.br/wp-content/uploads/2020/12/TCM-ANA-PAULA-DA-SILVA-FREIRE.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.

FERREIRA, Emília Gabriela Santos et al. Plantas Medicinais: uma estratégia na educação em saúde infanto-juvenil. Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 13, out., 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1178. Acesso em: 13 set. 2024.

JALES, Joyce Crislayne; SILVA, Clécio Danilo Dias da; ALMEIDA, Lúcia Maria de. A relação entre o uso das plantas medicinais e saúde na percepção de estudantes do ensino fundamental. Revista Macambira, Serrinha, v. 7, n. 1, Jan.-Dez., 2023. Disponível em: https://revista.lapprudes.net/RM/article/view/777/892. Acesso em: 23 set. 2024.

KORCZOVEI, Silvia Raquel Martini; ROMAGNOLO, Mariza Barion. Plantas Medicinais: valorização e preservação do conhecimento popular associado ao conhecimento científico. Cadernos PDE [Artigos], 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_cien_artigo_silvia_raquel_martini_korczovei.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024.

MELO FILHO, J. S., VÉRAS, M. L. M., DE MELO, U. A., ALVES, L. D. S., & MARACAJÁ, P. B.. O etnoconhecimento das plantas medicinais no município de catolé do rocha-PB. Revista Terceiro Incluído, 6(1), 129-137. (2016)

MENEZES, Eloá Aragão. A botânica no ensino fundamental I: análise de livros didáticos e desenvolvimento de atividades visando à produção de um guia de práticas sobre o reino vegetal. 2021. 161p. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica) –Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/19779/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Elo%c3%a1%20Arag%c3%a3o%20Menezes%20-%202021%20-%20Completa.pdf. Acesso em: 22 set. 2024.

MORO, Carla Fabiana Silveira. Etnobotânica como estratégia para o ensino das plantas: travessia de saberes cotidianos e científicos no ensino fundamental. 2020. 136p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Franciscana. Santa Maria, 2020. Disponível em: http://www.tede.universidadefranciscana.edu.br:8080/bitstream/UFN-BDTD/912/5/Dissertacao_CarlaFabianaSilveiraMoro.pdf. Acesso em: 24 set. 2024.

MOURA, lya de Queiroz Ribeiro et al. O estudo de plantas medicinais no ensino fundamental. VIII ENEBIO – Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enebio/2021/CEGO_TRABALHO_EV139_MD1_SA23_ID418_30032020103126.pdf. Acesso em: 10 set. 2024.

OLIVEIRA, Idelson Pereira de et al. Conhecimento de plantas medicinais e relação com o ambiente por alunos de duas escolas de Ensino Fundamental do Município de Viçosa do Ceará, Ceará. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 11, n. 1, p. 81-93, 2016. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/9371/7643. Acesso em: 12 set. 2024.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf. Acesso em: 22 set. 2024.

REIS, Geilson de Arruda. Aprendizagem em educação ambiental no contexto escolar: a compreensão de estudantes do ensino fundamental. 2020. 143p. Dissertação (Mestrado) - Universidade do Vale do Taquari. Lajeado, 2020. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/api/core/bitstreams/ed967fe0-132b-4380-8a62-04a364c4be7b/content. Acesso em: 22 set. 2024.

ROCHA, Luiz Paulo Bezerra da et al. Uso de plantas medicinais: Histórico e relevância. Research, Society and Development, v. 10, n. 10, 2021.

RODRIGUES, Ketlin Fernanda et al. Conhecimento sobre plantas medicinais de estudantes de ensino fundamental de duas escolas. Revbea – Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 204-218, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9685/7247. Acesso em: 23 set. 2024.

SANTANA, Daiane Moura de. Sequência didática para o ensino de ciências no ensino fundamental II: contribuições teórico-práticas para educação ambiental na caatinga. 2020. 127p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, 2020. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1511#preview-link0. Acesso em: 22 set. 2024.

SANTOS, Bruna Bertoloni dos; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Plantas medicinais na escola: uma experiência com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, v. 10, n. 5, p. 271-290, 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1940/1180. Acesso em: 23 set. 2024.

SGANZERLA, Francieli Luana et al. Plantas medicinais no ensino de ciências: uma revisão sistemática. Revista Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 29, 2024.

SILVA, Silvia André Oliveira da; LAMBACH, Marcelo. Sequência didática para o ensino de Botânica utilizando plantas medicinais. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2168-1.pdf. Acesso em: 12 set. 2024.

SILVA, Dayana Ferreira da; SANTOS, Marcelo Guerra. Plantas medicinais, conhecimento local e ensino de botânica: uma experiência no ensino fundamental. Revista Ciências & Ideias, v. 8, n. 2, maio/ago., 2017. Disponível em: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/679/524. Acesso em: 12 set. 2024.

SONAGLIO, Rafaele Garcia et al. Promoção da saúde: revisão integrativa sobre conceitos e experiências no Brasil. Journal of Nursing and Health, v. 9, n. 3, 2019. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/12/1047304/8.pdf. Acesso em: 17 set. 2024.

SOUZA, Silvia Pantoja de et al. Plantas Medicinais e Saberes Populares na Educação Ambiental em uma Escola Municipal de Parintins-AM. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 26634-26643, mar., 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26435/20958. Acesso em: 23 set. 2024.

SOUSA, V. F. O, BANDEIRA, A. S., RIBEIRO, M. D. S., DOS SANTOS, J. J. F., DOS SANTOS, G. L., DA SILVA, R. A., MARACAJA, P. B... & Costa, J. E.. Uso de fitoterápicos na cura de enfermidades em animais no Semiárido Paraibano. Research, Society and Development, 9(7), e261974040-e261974040. 2020.

SOUZA, F. J. C., de CASTRO, A. P., da SILVA, N. I. S., de Barros Carvalho, A., Benício, T. M. A., de Medeiros, F. F., ... & Maracaja, P. B. Atividade antimicrobiana da jurema preta (Mimosa tenuiflora (Wild) Poir.). Revista Coopex., 14(3), 2336-2362. . 2023.

XAVIER, Reinato Andrade Temb; LIMA, Renato Abreu; CAMPOS, Milton César Costa. Educação em saúde: a percepção ambiental e o resgate histórico de plantas medicinais no Brasil. Revista Valore, Volta Redonda, v. 7, 2022. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/999/923. Acesso em: 12 set. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-17

Como Citar

Alves, D. A. Q., Fernandes Filho, A., Melo, W. F., Lopes, M. de S., Venancio, M. M., Chaves, A. D. C. G., Medeiros, A. C. de, & Maracaja, P. B. (2024). Conhecimento dos alunos do ensino fundamental acerca das plantas medicinais . Revista Brasileira De Educação E Saúde, 14(3), 466–478. https://doi.org/10.18378/rebes.v14i3.11043

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.