A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida com os professores de matemática do Ensino Fundamental e uma amostra de alunos da Escola Pública Estadual no Município de Santa Luzia, Estado da Paraíba. O objetivo desse estudo é investigar situacionalmente a prática do professor de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, diante de uma reflexão sobre os saberes profissionais do professor de matemática, como também na formação e atuação desse profissional, tornando-o sujeito central no processo de ensino, a partir de uma pesquisa desenvolvida e organizada por um referencial teórico, que trata de questões fundamentais sobre os saberes profissionais de caráter formativo. Através do presente estudo busca compreender a prática pedagógica do professor de matemática, suas habilidades e competência. Sabe-se que o desafio do processo de ensino matemático é estabelecer critérios de aprendizagem através de experiências vinculadas pelos próprios alunos e professores. Aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no cotidiano escolar. Antes de tirar qualquer conclusão é necessário que o aluno compreenda a utilidade aplicativa da matéria, aplicando-a em solução de problema e no entendimento de como o mundo funciona. Portanto, é fundamental para o professor de matemática os saberes matemáticos na sua aplicabilidade para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sem uma reflexão sobre o que está aprendendo.
Palavras-chaves: Atuação docente. Habilidades. Competências e prática docente.
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