A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental

Autores

  • Ivanildo José dos Santos FIP

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida com os  professores de matemática do Ensino Fundamental  e uma amostra de   alunos da Escola Pública Estadual no Município de Santa Luzia, Estado da Paraíba. O objetivo desse estudo é  investigar situacionalmente a prática do professor de matemática nos anos  finais do Ensino Fundamental, diante de uma reflexão sobre os saberes profissionais do professor de matemática, como também na formação e atuação desse profissional, tornando-o  sujeito central no processo de ensino, a partir de uma pesquisa desenvolvida e organizada por um referencial teórico, que trata de questões fundamentais sobre os saberes profissionais de caráter formativo. Através do presente estudo busca compreender a prática pedagógica do professor de matemática, suas habilidades e competência. Sabe-se que o desafio do processo de ensino matemático é estabelecer critérios de aprendizagem através de experiências vinculadas pelos próprios alunos e professores. Aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no cotidiano escolar. Antes de tirar qualquer conclusão é necessário que o aluno compreenda a utilidade aplicativa da matéria, aplicando-a em solução de problema e no entendimento de como o mundo  funciona. Portanto, é fundamental para o professor de matemática os saberes matemáticos na sua aplicabilidade para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sem uma reflexão sobre o que está aprendendo.

 

Palavras-chaves: Atuação docente. Habilidades. Competências e prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanildo José dos Santos, FIP

Professor, licenciado em matemática, especialista em Novas Tecnologias Educacional

e em  Supervisão e Orientação Educacional, pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP

Downloads

Como Citar

Santos, I. J. dos. (2014). A formação e a atuação do professor de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(1). Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2640