Os contos de fadas como instrumento para a formação de leitores na educação infantil
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir, de forma introdutória, a importância da leitura de contos de fadas para crianças ainda no processo de alfabetização. Para alcançar esse objetivo foram utilizados, dentre outros, os seguintes referenciais teóricos: Aguiar (1990), Abramovich (1993), Bettelheim (1980), Piaget e Barbel (2003), Gutfreind (2004), Laplanche (2001), Novaes (1987), Cândido (1980), Sousa, França e Barreto (2010), Freire (1996), Coelho (1980) e Alves (2004). O artigo encontra-se dividido em duas partes, sendo elas: A importância da prática da leitura de contos de fadas nos anos iniciais; Os desafios do docente no desenvolvimento da leitura de contos de fadas em sala de aula. Por fim, afirma-se que Resgatar a tradição de contar histórias, mais uma vez, é uma janela que se abre para despertar o gosto pela leitura nas crianças. Ela nos leva a conhecer os mundos simbólicos existentes no ser humano e na dimensão sociocultural.
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