Os contos de fadas como instrumento para a formação de leitores na educação infantil

Autores/as

  • Ivanaldo Oliveira Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Miriam Firmino Silva Paiva UERN

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir, de forma introdutória, a importância da leitura de contos de fadas para crianças ainda no processo de alfabetização. Para alcançar esse objetivo foram utilizados, dentre outros, os seguintes referenciais teóricos: Aguiar (1990), Abramovich (1993), Bettelheim (1980), Piaget e Barbel (2003), Gutfreind (2004), Laplanche (2001), Novaes (1987), Cândido (1980), Sousa, França e Barreto (2010), Freire (1996), Coelho (1980) e Alves (2004). O artigo encontra-se dividido em duas partes, sendo elas: A importância da prática da leitura de contos de fadas nos anos iniciais; Os desafios do docente no desenvolvimento da leitura de contos de fadas em sala de aula. Por fim, afirma-se que Resgatar a tradição de contar histórias, mais uma vez, é uma janela que se abre para despertar o gosto pela leitura nas crianças. Ela nos leva a conhecer os mundos simbólicos existentes no ser humano e na dimensão sociocultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivanaldo Oliveira Santos, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Filósofo, pós-doutorado em estudos da linguagem pela USP, doutor em estudos da linguagem pela UFRN, professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Miriam Firmino Silva Paiva, UERN

Professora, licenciada em Letras Vernáculas e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Especialização em Leitura e Literatura pela Universidade Potiguar (UNP) e Especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande doNorte (IFRN). E-mail: copaclinica@gmail.com

Publicado

2015-01-06

Cómo citar

Santos, I. O., & Silva Paiva, M. F. (2015). Os contos de fadas como instrumento para a formação de leitores na educação infantil. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(4), 7–12. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2919

Artículos más leídos del mismo autor/a